Lançada com pompa em meados de 2021, a Geração 8 de ônibus rodoviários da Marcopolo encantou um júri independente de especialistas internacionais em design. Com base em cinco critérios (ideia, forma, função, diferenciação e impacto), o modelo desenvolvido na fábrica caxiense, classificado como o ônibus com melhor conjunto ótico, conquistou o iF DESIGN AWARD 2022, na Alemanha. Trata-se de um dos principais prêmios internacionais do setor.
O projeto dos ônibus da Geração 8 ganhou sofisticação e foi pensado para proporcionar uma nova experiência tanto para o passageiro quanto para o motorista. Com design limpo e moderno, possui linhas marcantes e o conjunto ótico reforça a identidade da marca.
Essa é a segunda vez nos últimos oito anos que a Marcopolo é premiada. A outra foi em 2014, com o ônibus Viale BRT, criado a partir de tendências para o transporte de massa. Inovação, qualidade do design, seleção dos materiais, impacto ambiental, segurança e acessibilidade foram critérios que pesaram na escolha daquele modelo.
André Lucena, responsável pela área de Design da Marcopolo, salienta que a conquista demonstra a vanguarda internacional do ônibus da marca, combinando estilo à funcionalidade do veículo.
“Esse prêmio é de toda a nossa equipe que, ao longo dos últimos quatro anos, se dedicou integramente à criação e à concepção de um produto inédito e exclusivo para o segmento. Por meio do design, foi possível reforçar a identidade e valores da marca”, enfatiza o executivo.
Geração 8 foi classificado como o ônibus com melhor conjunto ótico
A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 16 de maio, em Berlim, na Alemanha. Neste ano, a competição teve quase 11 mil projetos inscritos de 57 países que buscavam receber o selo máximo do design mundial.
Sobre o iF DESIGN AWARD
Desde 1954, o iF DESIGN AWARD tem sido reconhecido como um dos principais selos de qualidade em design. As inscrições são concedidas nas seguintes disciplinas: Produto, Embalagem, Comunicação e Design de Serviços, Arquitetura e Interiores, bem como Conceitos Profissionais, Experiência do Usuário (UX) e Interface do Usuário (UI). Todos os projetos premiados são apresentados no iF WORLD DESIGN GUIDE e publicados no iF design app.
Mais prêmios na carroceria
A saber: a Marcopolo também foi contemplada como uma das grifes mais lembradas do RS, além de ser destaque como a preferida da população, pela tradicional pesquisa "Marcas de Quem Decide", cuja premiação ocorreu neste mês de abril. Figurou ainda entre as quatro mais lembradas pela população rio-grandense na categoria Grande Marca Gaúcha do Ano.
“Nos sentimos honrados por esses reconhecimentos. Os prêmios comprovam a força da marca e do talento de todo o time Marcopolo, dedicado à melhoria contínua dos produtos e sempre atento às demandas do mercado”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.
Este ano, a companhia também foi reconhecida por dois outros prêmios: o Lótus 2022, nas categorias Marca de Carroceria de Ônibus e Marca de Carroceria Rodoviária, e o Top Of Mind – As Marcas do Rio Grande, como uma das 10 empresas mais lembradas pelos gaúchos.
Fundada há 72 anos em Caxias do Sul, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 100 países.