A Marcopolo pisa com força no acelerador quando o tema é o ônibus elétrico. Após anunciar recentemente o início da produção em série do modelo, a fabricante caxiense participa de outra vitrine para apresentar a novidade. Trata-se do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes - VE Latino-Americano, evento que será realizado desta quinta a sábado (entre os dias 1º e 3 de setembro), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
Nesse palco estratégico, a Marcopolo vai expor o seu novo ônibus 100% elétrico Attivi, que começou a ser produzido neste mês em sua unidade fabril de Caxias do Sul, e participará, por intermédio do seu gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, do painel de Veículos Pesados no Congresso da Mobilidade e Veículo Elétricos – C-MOVE, que ocorre em paralelo com o salão.
Chassi próprio
Renato Florence vai comentar sobre o projeto do Attivi, que envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades.
Com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez, com peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Até o final deste ano, serão produzidos 30 veículos elétricos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do país.
“Todo esse trabalho permitiu que desenvolvêssemos o ônibus 100% elétrico mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno”, salienta Renato.
A saber: desde outubro de 2021, o Attivi 100% elétrico está em operação assistida. Os veículos circularam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.
Leia também:
MARCOPOLO anuncia início da produção em série do ônibus elétrico