Caxias do Sul 22/10/2024

Marcopolo expandirá produção de ônibus no Espírito Santo

Capacidade será ampliada para 26 unidades diárias, além da abertura de vagas
Produzido por Silvana Toazza, 21/10/2024 às 10:58:02
Marcopolo expandirá produção de ônibus no Espírito Santo
Attivi Integral é o primeiro ônibus elétrico com chassi e carroceria próprios
Foto: Marcopolo, divulgação

A Marcopolo não é orgulho apenas caxiense, mas de outros Estados. Um deles é o Espírito Santo, que abriga na cidade de São Mateus uma fábrica da marca com a produção do Attivi Integral, primeiro ônibus elétrico com chassi e carroceria próprios, projeto que recebeu investimento de R$ 50 milhões. O veículo foi apresentado na última quinta-feira (17/10), em uma visita às instalações capixabas feita pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. A fabricante está presente naquele estado há 10 anos.

Anfitrionada por executivos da Marcopolo, como o CEO André Vidal Armaganijan, além de funcionários, a visita destacou também os avanços para a ampliação da capacidade produtiva da operação naquele estado. Na ocasião, a Marcopolo salientou que a iniciativa representa um salto na produção de ônibus fabricados, que passará de 16 para até 26 unidades diárias, além da ampliação da contratação de profissionais em até 20%.

“Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte, e os investimentos em São Mateus são um exemplo desse trabalho. A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais. Por isso, apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”, pontua Pablo Motta, CFO (diretor financeiro) da Marcopolo.


Unidade de São Mateus recebeu visita de vice-governador do Espírito Santo

Exportação para Angola

Os investimentos da Marcopolo em São Mateus já resultam em marcos importantes para a empresa e também para aquele estado, como a primeira exportação feita a partir da unidade. Pela primeira vez, 50 ônibus urbanos montados no Espírito Santo serão enviados ao mercado internacional e circularão em Luanda, capital de Angola.

"Novas linhas de produção são mais postos de trabalho, mais renda e desenvolvimento na região e no estado. Agora o Espírito Santo produz ônibus 100% elétrico e exporta veículos para outro continente. Tecnologia e qualidade de produtos capixabas para o Brasil e o mundo", destaca o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

A saber: fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.