2021 vai chegando ao final com mais motivos para a Marcopolo cantar pneus. A fabricante caxiense fechou sua maior exportação do ano, de 472 ônibus para a África.
Desse total, já foi embarcado o primeiro lote de 109 unidades urbanas desse robusto contrato selado pela Scania West Africa. Os veículos serão fornecidos para o operador SOTRA - Société des Transports Abidjanais para utilização no sistema de transporte da Abidjan, na Costa do Marfim. Os ônibus, dos modelos Viale BRS, Viale BRS Articulado e Volare, serão entregues em lotes mensais até julho de 2022.
“Este negócio demonstra todo o empenho da Marcopolo em desenvolver novos mercados e reforça a nossa expressiva e crescente presença no continente africano”, salienta Ângelo Luís Corsetti Oselame, coordenador Comercial Mercado Externo para a região do Oriente Médio e África da Marcopolo.
5 mil ônibus
Pudera: apenas nos últimos seis anos, a Marcopolo já exportou cerca de 5 mil ônibus para mais de 20 países da África. Em 2018, a empresa já havia fornecido 500 ônibus do modelo urbano Torino para o Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar da Angola, e outras 300 unidades de ônibus BRT para a Nigéria, em parceria com a Scania. Em 2019, foram outras unidades de veículos BRT para a Nigéria e, no ano passado, mais 440 veículos para a República Democrática do Congo e 130 urbanos para Angola.
Para atender às necessidades do operador SOTRA, a Marcopolo vai estabelecer suporte local e apoiar a Scania no serviço e manutenção dos veículos, com assistência técnica e centro de peças de reposição em Abidjan. Com esse negócio, são mais de 1.000 unidades do modelo Viale rodando nos países da África Ocidental (West Africa).
Os modelos
Do total de 472 unidades, serão 402 veículos do modelo Viale BRS, com chassi Scania K250 UB, de 13 metros de comprimento e capacidade para 29 passageiros sentados, equipados com duas portas, tomadas USB nos assentos e itinerários eletrônicos; 50 unidades do modelo Viale BRS Articulado, com chassi Scania K320UA Euro 6 GNV, de 18 metros de comprimento, três portas, 48 assentos com tomadas USB e itinerários eletrônicos, e 20 micro-ônibus Volare Fly 10 Urbano, com chassi Volkswagen 10.150, nove metros de comprimento, 29 assentos e sistema de ar-condicionado, complementando o portfólio de produtos da Marcopolo no projeto. Um dos destaques desse projeto de Abidjan são os 50 ônibus Viale BRS com tecnologia Euro 6 movidos a GNV (Gás Natural Veicular).
“Apesar do cenário de pandemia em 2021, as vendas da Marcopolo no continente africano se mantiveram e representam parte importante do resultado da companhia”, finaliza André Armaganijan, diretor de Operações Internacionais e Comerciais ME.