Cientes de que são as duas maiores empresas de Caxias do Sul, geradoras de milhares de empregos, Marcopolo e Randon se posicionaram conjuntamente na manhã desta quarta-feira (18 de março) sobre ações preventivas que auxiliam no combate à proliferação do coronavírus (Covid-19).
Embora o assunto já tivesse despertado as companhias para medidas de precaução desde os primeiros alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em janeiro, com a evolução da doença, essas estratégias passam a ser ampliadas, ao mesmo tempo em que Randon e Marcopolo garantem a continuidade das atividades fabris, evitando impacto maior na sociedade.
Como tática de contingência, porém, a partir desta quarta-feira, pessoas de grupo sensível que sejam imunodeprimidas, asmáticas, hipertensas, cardíacas, diabéticas, com câncer, com mais de 60 anos e gestantes estão sendo avaliadas. As empresas cumprirão as determinações médicas. Já os funcionários que não têm com quem deixar seus filhos, nos casos de escolas que não estejam funcionando, a possibilidade de home office (escritório em casa) será uma medida adotada para evitar a proliferação do vírus. O comunicado alerta que “essa e outras providências seguirão até o período em que as empresas entenderem como necessário.”
Desde o início do ano, as Empresas Randon e a Marcopolo estão promovendo iniciativas e orientações para seus colaboradores. Veja algumas:
- Campanha preventiva contra infecções respiratórias.
- Disponibilização de kit prevenção (álcool em gel, lenços descartáveis, máscaras) antes de viagens.
- Envio de máscaras e termômetros para os colaboradores da China (Caso da unidade da Fras-le na China).
- Isolamento domiciliar aos profissionais que retornaram de viagens internacionais, ou de cidades brasileiras em que já existe transmissão comunitária, e acompanhamento médico conforme necessidade.
- Cancelamento de viagens internacionais, medida estabelecida desde o início de março. As viagens nacionais e regionais estão restritas, principalmente nos casos de cidades em que há contágio comunitário.
- Encontros presenciais, como reuniões e treinamentos, estão sendo substituídos por videoconferências.
- Cancelamento ou postergação de eventos internos e externos realizados pelas empresas.
- Aumento da oferta de álcool em gel para os colaboradores, principalmente em restaurantes, acessos e vestiários.
- Reforço na higienização dos espaços compartilhados, como banheiros, vestiários, restaurantes e veículos de transporte de colaboradores.
- Acesso restrito para visitas presenciais nas empresas.
- Divulgação periódica de informações e orientações sobre a prevenção do Covid-19.
- Antecipação da campanha de vacinação contra a Gripe H1N1, que, embora não previna o Covid-19, auxilia no diagnóstico correto.
As Empresas Randon e a Marcopolo reforçam que seguem com suas operações, atividades fabris e responsabilidades, entendendo que, dessa maneira, “estão contribuindo para que se mantenha a sustentabilidade econômica regional e global, com o funcionamento de setores relevantes de toda a cadeia produtiva, como, por exemplo, indústrias de transporte, farmacêutica e alimentícia, assim como vem ocorrendo em outros países, que continuam com atividades fabris.”
“Conforme o cenário exigir, as medidas mencionadas anteriormente podem ser alteradas. As empresas seguirão acompanhando o tema, que muda rapidamente, e entendem que o momento é de cuidado e comprometimento com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, familiares e das comunidades em que estão presentes”, finaliza o texto.