Sim, o momento é delicado e o futuro bastante incerto. Mas é preciso comemorar as conquistas. A caxiense Marcopolo tem motivos para isso: em parceria com a Mercedes-Benz, concluiu a entrega de 240 ônibus para o sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago (Chile), o Red Mobilidad. Os veículos, do modelo Torino Low Entry Articulado, com chassi Euro 6, já estão rodando sob o comando dos operadores Metbus e STP.
“Com esse fornecimento, a Marcopolo e a Mercedes-Benz completam quase 600 (mais precisamente 582) ônibus fornecidos desde o final de 2018, o que reforça a liderança das marcas no sistema de transporte chileno e demonstra a significativa participação histórica que a Marcopolo possui naquele país”, celebra José Luis Moraes Goes, gerente executivo de Negócios Internacionais da Marcopolo.
Desde a mudança do sistema para Red Mobilidad, a Marcopolo já forneceu 740 veículos, sendo 582 unidades em parceria com a Mercedes-Benz.
“Esse fornecimento representa a renovação de mais de 10% da frota total de ônibus, na ordem de 6,6 mil unidades”, destaca o executivo.
Capacidade para 152 passageiros
Para conhecer: os ônibus têm 18,6 metros de comprimento, capacidade para 152 passageiros e piso baixo. Possuem sistema de ar-condicionado Valeo CC640, portas USB, cabine separada para o motorista em nova versão, para garantir ainda mais segurança durante a operação, vidros colados e poltronas estofadas do modelo City Estofada, proporcionando mais conforto para os usuários.
Com vistas a garantir total acessibilidade, os ônibus agregam rampa de acesso e modernos equipamentos eletrônicos, com sistemas de comunicação e de áudio e vídeo.
A saber: os veículos Torino Low Entry Articulado incorporam a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos material particulado.