Caxias do Sul 22/11/2024

MARCOPOLO dobra receita no terceiro trimestre do ano

Resultado líquido somou R$ 1,5 bilhão, incremento de 100% em comparação ao mesmo período de 2021
Produzido por Silvana Toazza, 04/11/2022 às 10:04:51
MARCOPOLO dobra receita no terceiro trimestre do ano
Participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 53,1%
Foto: Divulgação Marcopolo

A Marcopolo tem motivos para cantar pneus no recém-divulgado resultado do terceiro trimestre de 2022, quando atingiu recorde de receita líquida – R$ 1,516 bilhão – na comparação com o mesmo período do ano passado.

A normalização da produção e de vendas no mercado brasileiro de ônibus foi o indutor desse desempenho histórico, denotando mudança de ambiente de vendas e confiança dos clientes no pós-pandemia. Com a recuperação da indústria brasileira de ônibus, a Marcopolo registrou a fabricação de 4.079 unidades de julho a setembro, avanço de 84,6% em relação ao mesmo período de 2021.

O destaque do trimestre foi o aumento da participação de mercado no segmento de rodoviários pesados no Brasil, associado às atividades de turismo e linhas de longa distância. Esse mercado respondeu por 60% da produção da Marcopolo de rodoviários no país, enquanto no mesmo comparativo do ano passado foi de 11%. O bom momento refletiu no crescimento de 3,6 pontos percentuais no market share da companhia para o segmento. No trimestre, a participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 53,1%. O lucro líquido foi de R$ 46,7 milhões, com margem de 3,1%.

No ano, acelerada de 50,2%

Nos nove meses do ano, a receita operacional líquida da empresa foi de R$ 3,626 bilhões, acelerada de 50,2% frente a idêntico recorte do ano passado, quando o valor atingiu R$ 2,415 bilhões. O resultado é justificado pelo melhor ambiente de mercado no pós-pandemia, com a evolução do mix de vendas, acréscimo de volumes de produtos com maior valor agregado e recuperação de margens por meio do repasse de custos.

“Os resultados demonstram a recuperação da produção na indústria brasileira de ônibus e nos aproximam dos volumes pré-pandemia. A ausência de impactos significativos associados à falta de componentes e de chassis contribuiu com o crescimento acelerado das operações domésticas da Marcopolo. Essa normalização gradual traz boas perspectivas também para o quarto trimestre do ano”, avalia José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

Para o segmento de urbanos, as perspectivas da companhia são boas, com investimentos diretos do poder público e a venda de veículos de maior valor agregado, incluindo modelos elétricos e articulados. A exploração de novos modais também é impulsionada por meio da Marcopolo Rail.