“O que levava um ano para ser feito, agora leva meses; o que levava meses, passou a levar semanas; e o que levava semanas, agora leva dias.”
Com essa frase, o CEO da Marcopolo, James Bellini, ilustra a transformação do modelo de gestão desencadeada pela Covid-19, o que tornou a empresa mais ágil e dinâmica, em busca de soluções voltadas ao futuro da mobilidade e às oportunidades de mercado.
Dentro desse contexto, a fabricante caxiense (ou mundial?) investiu pesado na diversificação de portfólio, que inclui produtos voltados ao segmento metroferroviário e à mobilidade elétrica, e também na Marcopolo Next, braço de inovação.
Então, o que seria esse novo conceito “Marcopolo do Futuro”? A novidade será apresentada aos clientes e ao mercado ao longo de 2021 amparada pelo lançamento de uma nova linha de veículos “Premium”, focada nos mercados mais exigentes do mundo e também no Brasil, onde a companhia é líder. A inovação envolve soluções que tragam fluidez, alinhando-se às tendências das smart cities (cidades inteligentes).
“A Marcopolo do Futuro está preparada para as atuais e futuras demandas de transporte coletivo e da mobilidade urbana”, conceitua James Bellini, CEO da Marcopolo.
Ou seja, a crise da pandemia trouxe muitos desafios, com a retração do transporte público e do turismo, mas também descortinou oportunidades, com a otimização da gestão fabril e de engenharia.
“É um momento único na história da empresa e queremos compartilhar com nossos clientes e parceiros”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI (Mercado Interno) e Marketing.
Para conhecer: os modelos rodoviários da linha “Premium” são destinados a todos os segmentos e apresentam atributos diferenciados de design, conforto, segurança e desempenho operacional. Foram projetados para apresentar altos índices de confiabilidade, inovação e tecnologia embarcada que se transformam em desempenho e rentabilidade para os operadores, e em ainda mais conectividade, segurança, comodidade e funcionalidade, para passageiros e motoristas.
“Pensando sempre na satisfação e valorização dos clientes, a linha atual de rodoviários New G7, de grande sucesso e aceitação do mercado, continuará em produção e vendas, e seguirá recebendo atualizações e inovações. Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação nos mercados onde já estamos presentes e gerar oportunidades em novos mercados”, expressa Portolan.