A Marcopolo vem tomando a dianteira no mercado de ônibus elétricos com o seu Attivi Integral, mas também contribui para o avanço da cadeia do setor automotivo pesado. Tanto que a fabricante caxiense anuncia o desenvolvimento de carroceria para o ônibus elétrico da Volvo Buses América do Sul.
O produto é uma versão do modelo de carroceria Attivi voltado ao chassi 100% elétrico BZL da montadora. O fornecimento reforça a parceria da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis elétricos disponíveis no mercado.
O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros da capital paranaense.
Diferenciais na estrada
O desenvolvimento do modelo Attivi para o chassi Volvo BZL 100% elétrico começou há 10 meses com foco na otimização do espaço interno, redução de peso e mais conforto e segurança. A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços especiais que garantiram ainda uma maior rigidez do conjunto.
A Marcopolo também adotou vidros curvos colados na carroceria para ampliar o ganho na redução do peso total. Foram utilizados vidros com espessura 4mm inferior aos convencionais, que proporcionam, ao mesmo tempo, maior resistência e menos vibrações. Outro diferencial do modelo é o sistema de ar-condicionado, da marca Valeo, homologado especialmente para o chassi Volvo.