Mobilidade elétrica é mais do que um conceito moderno e futurístico. Já é uma realidade na caxiense Marcopolo, referência na produção de carrocerias de ônibus no mercado global, que começou neste mês a operação de ônibus 100% elétrico Attivi em Santiago do Chile. O modelo circulará por diversas áreas urbanas da capital Santiago para que os operadores possam avaliar o seu desempenho em trajetos já utilizados pelos ônibus convencionais movidos a diesel.
Dessa forma, a Marcopolo, líder no fornecimento de ônibus para o sistema de transporte urbano RED Movilidad de Santiago, estica sua estratégia de fornecimento de ônibus sustentáveis e sem poluentes. A companhia conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e a companhia está presente em diferentes mercados, com parcerias estratégicas para prover as melhores soluções para cada país”, salienta André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e de Mercado Externo da Marcopolo, que anunciou recentemente o início de produção do Attivi integral no Brasil.
Fundada há 73 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo conta com fábricas nos cinco continentes, e seus ônibus rodam nas estradas de mais de cem países.