Caxias do Sul 23/11/2024

MARCOPOLO anuncia início da produção em série do ônibus elétrico

Fabricação do modelo urbano, com chassi próprio e 100% elétrico, começa neste mês
Produzido por Silvana Toazza, 09/08/2022 às 21:39:18
MARCOPOLO anuncia início da produção em série do ônibus elétrico
Foto: Arquivo Marcopolo

A Marcopolo anunciou uma boa nova: iniciará neste mês a produção em série do primeiro ônibus com chassi próprio e 100% elétrico. O comunicado foi feito pela companhia nesta terça-feira (9/8) na Lat.Bus 2022, evento de mobilidade em São Paulo. Até o final deste ano, serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do País.

A líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do modelo Attivi, integral da marca.

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O Attivi também foi uma das novidades apresentadas pela companhia durante a Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros e mercadorias do México.

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.

A Marcopolo está na vanguarda da eletrificação no setor de ônibus brasileiro. A mobilidade sustentável faz parte da estratégia da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos já rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

“O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis”, complementa Bellini.

Sucesso da Geração 8

Nesta edição da Lat.Bus, a Marcopolo comemora também um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários.

“Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já marca presença nos principais mercados da América Latina (Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina), com lançamentos em breve em outros mercados latino-americanos além de unidades que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar.