O ônibus elétrico ganha espaço nas ruas do Brasil e do mundo. Para acelerar a troca da matriz energética para um modelo de ônibus sustentável, é preciso infraestrutura de recarga elétrica.
De olho nesse cenário, a caxiense Marcopolo anuncia acordo com a multinacional Zenobe, empresa com sede no Reino Unido e operações na Austrália, Nova Zelândia, Europa e Estados Unidos especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias. Além dos testes, a parceria visa inicialmente a adoção da plataforma de gestão de eficiência energética da marca para os veículos elétricos Marcopolo Attivi no Brasil, América Latina e América do Norte a partir de 2023.
Marcopolo busca acelerar o modelo 100% elétrico
Com a parceria, a Zenobe utilizará sua experiência global em eletrificação de frotas e software de carregamento inteligente para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público. Isso inclui testar soluções de carregamento inteligente para apoiar o avanço do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte.
Solução completa
No horizonte a parceria possibilitá o desenvolvimento de novos modelos de veículos elétricos, com emissão zero, com a oferta de armazenamento de energia em baterias estacionárias extras.
A Zenobe aposta no ETaaS (sigla que significa Transporte Elétrico como Serviço), que fornece uma solução completa por uma taxa mensal para operadores de frotas e autoridades locais, por projetos de longo prazo, incluindo infraestrutura de carregamento, substituição de bateria e gerenciamento e monitoramento de eficiência energética, além dos próprios veículos. Também atua oferecendo a solução de bateria de segunda vida, reaproveitando baterias de veículos elétricos após sua primeira utilização.
A empresa é a maior proprietária de ônibus elétricos para aluguel no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Possui 25% de participação no segmento de ônibus elétricos no Reino Unido e mil veículos elétricos adquiridos globalmente