O número absoluto não é a informação mais importante, mas sim o avanço em marcha acelerada da caxiense Marcopolo na África do Sul em 2023. De janeiro a setembro, a empresa viu a produção de sua planta naquele país crescer 65% sobre o mesmo período do ano passado. Nos primeiros nove meses do ano, foram fabricados 269 ônibus com vistas a intensificar a renovação de frota dos operadores de transporte daquele país.
O resultado é superior ao volume fornecido em todo o ano passado e permitiu uma façanha: que a marca brasileira ampliasse a sua participação de mercado em 21%, saltando de 39% para 47,3% de market share (cota de mercado).
“Como aconteceu no Brasil e em alguns outros mercados internacionais, o principal motivo é a retomada do transporte rodoviário pós-Covid e o aumento do preço das passagens aéreas, o que tem feito os usuários optarem pelo ônibus e os operadores intensificarem a renovação de frota com veículos mais modernos e avançados”, explica Renan Pesente, gerente-geral da operação sul-africana da Marcopolo.