POR SILVANA TOAZZA
Enquanto finaliza sua nova matriz caxiense - num investimento de R$ 15 milhões, a ser inaugurada na noite de 18 de maio -, a Magnani Luz e Energia anuncia a criação de um novo braço de negócios: o ENERGY SERVICE. A novidade é estimulada pelo crescimento das vendas de carros elétricos e, consequentemente, pela necessidade de infraestrutura e soluções inteligentes para a recarga desses modelos de veículos sem emissão de poluentes. Tanto que a empresa tem colhido excelentes resultados nesse nicho de mercado, com expansão média anual de 50% em soluções para a mobilidade elétrica em estradas e condomínios.
O novo braço de negócios do grupo, com mais de 50 anos de história, busca fazer frente ao seu protagonismo no setor e dar vazão a um cenário que se apresenta promissor: a eletrificação dos veículos no país. Até 2040, a frota elétrica deverá superar a casa dos 35 milhões de automóveis em solo nacional, representando 14% da demanda, aponta a Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.
“Com o novo braço ENERGY SERVICE, oferecemos solução completa de acordo com a necessidade de potência, velocidade de recarga e segurança. Desenvolvemos projetos, comercialização de equipamentos e serviços técnicos especializados na infraestrutura de recarga em shoppings, estacionamentos, espaços públicos, rodovias, condomínios, residências, comércio e indústria”, pontua Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da Magnani Luz e Energia.
Sustentabilidade, pensamento coletivo e parcerias
A novidade está alinhada com o pioneirismo da Magnani neste segmento, já que a empresa capitaneia a 1ª Rota Elétrica do Rio Grande do Sul, com a instalação de estações de recarga em pontos estratégicos. Com isso, o veículo elétrico deixa de ser apenas urbano para circular em rotas turísticas gaúchas. Sustentabilidade, pensamento coletivo e parcerias, como a firmada com a Sicredi, viabilizam o projeto, que já conta com estações de recarga em endereços nobres na Serra Gaúcha e Litoral Norte.
São elas: junto ao estacionamento da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; ao Café Tainhas, parada tradicional de quem se dirige ao Litoral Norte pela Rota do Sol; à Casa Fagundes, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul; ao Cantinho do Pescador, em Torres; e no centro comercial do Vale dos Vinhedos, um dos principais roteiros turísticos do país. Outras duas estações de recarga serão acionadas em breve em pontos de amplo tráfego de motoristas no Rio Grande do Sul. Os contratos ainda estão sendo firmados, portanto, mantidos em sigilo.
As operações da Magnani em Caxias e em Torres também disponibilizam pontos de carregamento veicular, inclusive com uma estrutura de ponta a ser disponibilizada junto à nova megastore. A intenção da Magnani, que municia tecnicamente os pontos com tecnologia da marca WEG, e da Sicredi é instalar 16 estações de recarga no Rio Grande do Sul.
Construção civil sintonizada com as inovações
A infraestrutura vai além das estradas para ganhar evidência na construção civil, nicho que o ENERGY SERVICE também está preparado para atender com força:
“Nos destacamos ainda por oferecer instalações de recarga de veículos elétricos em condomínios, com soluções completas, tarifação, controle de demanda, instalações customizadas, tanto em novos projetos quanto na adaptação de antigos prédios. A mobilidade elétrica é um setor que veio para ficar e a natureza agradece”, destaca Carlos Magnani.
O executivo lembra que “estamos vivendo a era da transição energética com a busca da descarbonização do planeta, com um transporte não poluente e sustentável, que vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).”
O diretor geral da Magnani, Paulo Magnani, complementa que a instalação de um sistema de recarga elétrica em um condomínio ou empresa “requer um olhar técnico, para evitar riscos como a queda do disjuntor e a falta de energia elétrica”.
Números em alta velocidade
O mercado de veículos elétricos está cada vez mais veloz, a despeito dos preços ainda altos desses modelos. Em 2022, foram emplacados no país 49.245 carros elétricos, acelerada de 41% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
No momento, no Brasil, já estão disponíveis 128 modelos elétricos de 47 montadoras. No mundo, em 2022, 10% da frota de automóveis vendidos foram elétricos. Uma lei europeia proíbe a venda de carros a combustão/gasolina e diesel a partir de 2035, acelerando esse mercado. E, neste cenário da mobilidade elétrica, disponibilizar estações de recarga é indispensável para atender à demanda e gerar segurança nos motoristas.
Na Serra (leia-se municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Gramado), foram 52 veículos elétricos emplacados em janeiro e fevereiro de 2023, contra 37 no mesmo período de 2022.
Magnani Luz e Energia
Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina
Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro
Acesse www.magnani.com.br
Telefone: (54) 4009-5255
Leia também: