POR SILVANA TOAZZA
A Magnani Luz e Energia anuncia uma das maiores conquistas de sua história de mais de 50 anos de mercado. A empresa gaúcha, com unidades na Serra Gaúcha e no Litoral Norte, está em fase de construção de sua nova sede em Caxias do Sul. A área receberá investimento estimado de R$ 15 milhões. Com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2023, representará a ampliação de 40 empregos diretos. Trata-se de um acréscimo de 40% no time de funcionários, hoje formado por 100 profissionais.
A nova unidade, com 6 mil metros quadrados em dois pavimentos, o equivalente a quatro vezes o tamanho da atual (1,4 mil metros quadrados), encontra-se em ritmo acelerado de obras na Avenida Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, na Perimetral Norte, a duas quadras do Maxxi Atacado. Distancia-se em 1,5 mil metros da atual matriz, na mesma via (mas no outro sentido), considerada estratégica para questões logísticas e de despacho de cargas.
A novidade transformará a Magnani na maior empresa em faturamento do segmento de luz e energia do Rio Grande do Sul, unindo os braços de material elétrico, iluminação, eficiência energética, energia solar, automação residencial e industrial, carregadores de veículos elétricos, mobilidade elétrica, entre outros filões a serem descortinados com a Internet das Coisas e a chegada do 5G. Serão cerca de 30 mil itens à pronta entrega, num conceito de autosserviço assistido, seguindo modelo dos maiores players internacionais do setor, em parceria com marcas consagradas como WEG, Legrand, Siemens e Osram/Ledvance.
USINA DE INOVAÇÕES
O empreendimento compreenderá, além de todos os setores e auditório, espaço frontal com estações de recarga de veículos elétricos e uma moderna ilha de coworking, para que seja compartilhada, com conexões de informações, por parceiros, arquitetos, engenheiros e profissionais da área. Na área externa que ladeia o prédio, serão mais de 50 vagas próprias de estacionamento aos clientes, além de frota própria e terceirizada da empresa.
O diretor geral da Magnani Luz e Energia, Paulo Magnani, diz que o sonho de ter um outro espaço para acomodar o crescimento da empresa começou a ser acalentado há cinco anos, ao passar em frente ao amplo terreno baldio e perceber uma oportunidade de instalar uma nova sede.
“Hoje, vendemos em todos os canais, por e-commerce, marketplace, televendas, nossas equipes vão até o cliente, mas precisamos de um espaço físico atraente para apresentar os produtos, um showroom, uma vitrine que traduza nosso conceito de usina de inovações”, pontua o empresário.
Com a nova sede, a Magnani projeta, já para o ano que vem, dobrar a receita.
Diretores da empresa, engenheiro e arquitetos visitam a obra (foto: Mauro Martins)
“Muitos empresários dizem: ‘vou ficar deste tamanho, estou bem’. Minha experiência é de que, quando a empresa se acomoda e não aproveita as oportunidades, ela pode quebrar”, destaca o empreendedor Paulo Magnani, há quase 40 anos atuando na empresa familiar, ao lado dos irmãos Angélica Magnani e Carlos Magnani, e do sócio Mauro Cendron.
A nova sede também prima por práticas sustentáveis e sociais em sintonia com a governança ambiental, social e corporativa, que vão ao encontro das mudanças de hábito e perfil do consumidor para reduzir o impacto na natureza com ações conscientes, aponta Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da Magnani, destacando que o empreendimento já chega com placas de energia solar.
“O desafio é grande, mas a busca constante por melhores parceiros nos permitiu concretizar esse projeto inovador. Com a união da direção e colaboradores, esse sonho está sendo realizado”, declara a diretora financeira da empresa, Angélica Magnani.
A saber: a edificação da nova Magnani Luz e Energia envolve uma parceria com a CNJ Empreendimentos Imobiliários, de Caxias do Sul, gerida pelo empresário Nelson Lisot e família. A obra é assinada pelo engenheiro civil Alexandre Pissetti Sganderlla.
“Estamos utilizando o modelo de construção com estruturas de concreto pré-moldadas, o que agiliza o tempo de obra e traz eficiência ao projeto”, destaca Sganderlla.
Arquitetos Cristiane Lisot e Maximiliano Feldens Magnani assinam projeto
Projeto arquitetônico desafiador
O projeto arquitetônico e de interiores da nova Magnani está sendo desenvolvido pelos arquitetos Cristiane Lisot e Maximiliano Feldens Magnani.
“É um grande desafio, são muitos detalhes a serem compreendidos em 6 mil metros quadrados. Pensamos em uma estrutura inovadora, na qual há o desafio de áreas maiores, em que os espaços devem ser de fácil comunicação e produtivos, tanto para os clientes quanto para os funcionários. Para isso está sendo desenvolvido um trabalho em parceria com fornecedores líderes de mercado. Sendo assim, é um trabalho complexo, em que precisamos surpreender e unir várias necessidades para construir a nova Magnani”, relata o arquiteto Maximiliano Feldens Magnani, definindo esse como o maior desafio profissional na sua carreira de arquiteto e urbanista.
A saber: além da matriz em Caxias do Sul, a Magnani Luz e Energia mantém, há 12 anos, uma filial em Torres, que atende todo o Litoral Norte.
Magnani Luz e Energia
O quê: nova sede em Caxias do Sul
Quando: inauguração no primeiro trimestre de 2023
Investimento: R$ 15 milhões
Área: 6 mil metros quadrados
Empregos: 40 novas vagas
Localização: Avenida Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte
Acesse www.magnani.com.br