A SIM, maior rede de varejo de combustíveis do país, selou parceria com a caxiense Magnani Luz e Energia para a instalação de sistemas de energia solar em 11 postos da Serra e da Região Metropolitana.
A economia prevista com essa fonte sustentável de energia para esse projeto-piloto é de R$ 100 mil mensais, garantindo o retorno do investimento em apenas três anos.
“Temos grande preocupação com as questões ambientais. Iniciamos o processo de revisão da matriz energética e buscamos, por meio da energia fotovoltaica, uma nova fonte sustentável associada a uma melhoria na viabilidade de nossas operações. Até porque o custo com energia elétrica é uma importante fonte de despesas operacionais em postos de combustíveis”, salienta Wilson Colombo, gerente de Obras e Manutenção da SIM Rede de Postos.
A instalação das placas de energia solar em parceria com a Magnani está em fase final de concretização e compreende quatro postos SIM em Caxias do Sul, dois em Farroupilha e os demais em Canela, Flores da Cunha, Vacaria, Esteio e Gravataí.
Com base nos resultados desse projeto-piloto, a rede SIM tem a intenção de replicar o modelo de energia solar para outros postos do grupo, com sede administrativa em Flores da Cunha, que hoje conta com 140 revendas espalhadas pela Região Sul do país.
Para Colombo, a tendência de diversificação das matrizes energéticas para fontes renováveis e limpas não diverge do mercado em que a SIM atua, de venda de combustíveis fósseis. Pelo contrário:
“É parte do nosso plano estratégico trabalhar com energia automotiva, seja qual for. Atualmente, o mercado de combustíveis ainda é muito dependente da gasolina e do diesel. Porém, novas tecnologias estão evoluindo e estamos atentos aos movimentos, sejam eles locais ou globais”, revela o executivo.
A Magnani Luz e Energia, com operações em Caxias do Sul e em Torres, conta com inúmeros projetos de usinas de energia solar concretizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e comemora a parceria com a rede de postos SIM. Os números vêm crescendo exponencialmente a partir da diversificação de setores que enxergam na energia fotovoltaica a possibilidade de um investimento seguro e com juros atrativos em bancos e cooperativas de crédito.
“A empresa apenas desloca o custo com energia elétrica para o financiamento em energia solar, sem precisar mexer no seu fluxo de caixa, e o investimento se paga”, expressa Paulo Magnani, diretor geral da Magnani.
O empresário orgulha-se ao destacar que a empresa que leva seu sobrenome foi a primeira de Caxias do Sul a possuir o sistema de energia solar conectado à Rio Grande Energia (RGE). É uma das maiores clientes da gigante WEG na Serra Gaúcha.
Curiosidade: o sistema optado pela rede SIM é WEG, fornecido pela Magnani, que, além de distribuidora, é uma empresa certificada para o fornecimento de soluções em energia solar e armazenamento da marca.
A Magnani é precursora na gestão das usinas de energia solar em tempo real, com um moderno sistema de monitoramento. Dessa forma, há a possibilidade de intervenções técnicas de forma rápida, ocasionando menos perdas para o cliente.
Relação dos postos SIM com energia solar:
*Posto SIM Rota do Sol (Caxias do Sul)
*Posto SIM Canela
*Posto SIM Fátima (Caxias do Sul)
*Posto SIM Santo Antônio (Farroupilha)
*Posto SIM Parque do Sol (Caxias do Sul)
*Posto SIM São Luiz (Farroupilha)
*Posto SIM São Ciro (Caxias do Sul)
*Posto SIM Pérola (Flores da Cunha)
*Posto SIM Esteio
*Posto SIM Gravataí
*Posto SIM Vacaria