Uma fatalidade se abateu sobre o maior evento de Caxias do Sul durante a tão esperada cerimônia de escolha do trio de soberanas da 33ª edição da Festa Nacional da Uva, na noite deste sábado, 26 de junho, obrigando o cancelamento da programação, que se realizava nas dependências do UCS Teatro. O evento contava com transmissão ao vivo online e público presencial restrito observando os protocolos de segurança relativos à pandemia do coronavírus.
A mãe da candidata Bruna Mallmann, Maria de Lurdes Mallmann, de 63 anos, que estava com familiares na plateia acompanhando o evento, passou mal logo após o desfile individual da filha (a segunda embaixatriz a desfilar, bem no início da programação), por volta das 21h, e precisou ser socorrida, o que imediatamente suspendeu o andamento da cerimônia. Maria de Lurdes foi atendida por médicos presentes ao local, que tentaram reanimá-la com massagem cardíaca até a chegada da ambulância que a conduziu até o Hospital do Círculo, onde o falecimento foi confirmado por volta das 22h45.
A presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranza Randon, anunciou o cancelamento da escolha após decisão tomada junto às 12 candidatas. O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), fez um breve pronunciamento antes do encerramento do evento, que foi cancelado e será retomado em data a ser definida.
Maria de Lurdes Mallmann era casada com Carlos Alberto Mallmann e deixa três filhas: Bruna, Kamilla e Patrícia. Sempre de bom humor e entusiasta da Festa da Uva, Maria de Lurdes se definia, nas redes sociais, como "tia do bar" de uma escola particular de Caxias do Sul e "tricoteira".