A caxiense Intral SA, uma das maiores fabricantes brasileiras de soluções para tecnologias de iluminação, carimbou passaporte nesta semana como residente do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS da Universidade de Caxias do Sul. Dessa forma, a empresa torna-se parceira estratégica para desenvolvimento tecnológico de novos produtos, processos, mercados e modelos de negócios.
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Intral passa a ocupar uma sala no Bloco M do campus-sede para fortalecer conexões com o meio acadêmico e desenvolver laboratórios para trabalhar com as mais recentes inovações em processamento de energia por meio da eletrônica de potência.
A tradicional marca caxiense, que em 2025 completa 75 anos, soma-se a outras 14 empresas residentes no TecnoUCS, onde cumpre também o papel de "empresa âncora" – com perfis de médio ou grande porte. A solenidade de recepção à Intral ocorreu no TecnoUCS na manhã de segunda-feira, com lideranças das entidades parceiras.
Sete das empresas residentes são "âncoras" e buscam no ambiente da UCS parceiros estratégicos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Atualmente, há mais de 60 empresas e instituições parceiras do TecnoUCS, entre residentes, incubadas, associadas ou aceleradoras.