O espírito de Natal atiçou não só a solidariedade da Ballardin Malhas, mas também a criatividade. Com matriz em Caxias do Sul e revenda em Farroupilha, a empresa de 51 anos de história encontrou uma forma de deixar a data de Noel mais alegre a centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.
A campanha “A sua solidariedade é o nosso presente” consiste na doação de peças infantis, de 2 a 8 anos, produzidas pela malharia e distribuídas por revendedoras, clientes e colaboradores da marca para crianças pobres nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Uma caixa de giz de cera e desenhos para colorir também são doados junto às malhas. Desde o início da campanha, no final de novembro, já foram distribuídas mais de 600 peças e o objetivo é chegar a 800 unidades até a véspera de Natal.
A diretora de Marketing da malharia, Adriele Daniel, conta que a ideia surgiu a partir de um presente que a equipe interna recebeu na Páscoa, inspirando a “corrente do bem” neste Natal. Esta é a primeira edição do projeto, mas, com o sucesso, a ideia é que volte a se repetir em 2021.
“Pensamos que o Natal é um momento do ano que precisa muito deste olhar para os mais vulneráveis, principalmente às crianças, que sonham com um presente e com um espírito natalino que muitas vezes não está mais no coração de nós, adultos. Além disso, 2020 foi um ano que, com a pandemia, percebemos as diferenças de classes de uma forma mais acentuada e também a necessidade de olhar mais para o próximo”, diz.
As peças foram confeccionadas exclusivamente para a ação, já que a Ballardin tem como foco a produção de roupas adultas, tanto masculinas quanto femininas. Tanto os colaboradores da empresa quanto vendedores e clientes têm a liberdade para doar as peças para quem quiserem, seja para instituições de apoio ou diretamente para as famílias das crianças carentes.
“O que mais ilustra o resultado da campanha é a foto de uma garotinha que foi presenteada com uma peça e que ficou tão feliz que, mesmo na primavera, não tirou a malha de manga longa nem para dormir”, relata Adriele.
Entre as cidades com maior volume de doações estão Caxias do Sul, Gramado, Canela, Porto Alegre, Canoas e Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, Caçador, Lages, Joinville e Criciúma, em Santa Catarina.