Uma marca nascida em Caxias do Sul, mas com sotaque internacional. Especializada em móveis para escritório, a Marelli completa 40 anos neste mês sonhando alto: projeta alcançar R$ 300 milhões de faturamento anual até 2025.
Fundada há quatro décadas (em abril de 1983) pelos sócios Rudimar Borelli, Daniel Mazzocchi e Francisco Santos - hoje no Conselho de Administração -, a empresa passou por profundas transformações na gestão e em todo o seu modelo de negócio nos últimos três anos, quando praticamente dobrou o faturamento. O novo CEO Luis Valente, executivo com ampla bagagem internacional contratado em 2020, profissionalizou e imprimiu um novo olhar e ritmo à companhia.
As estratégias passaram a focar em inovação, expansão de mercado, transformação da gestão e uma intensa jornada digital que levaram a Marelli a um novo patamar, passado o baque do início da pandemia.
Produtos integram portfólio corporativo (foto: Daniel Herrera e Fabio Grison)
A marca tem uma das maiores redes especializadas em mobiliário corporativo do Brasil, com quase 40 lojas exclusivas nas principais cidades do país. Para 2023, está prevista a abertura de cinco novas operações. Também foi deflagrado projeto de expansão na América Latina, buscando desenvolver parceiros no Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, e países estratégicos da América Central. Hoje, a empresa possui lojas e parcerias na Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Como resultado da revolução do portfólio, é a empresa brasileira a oferecer, hoje, a solução mais completa para escritórios, da recepção à diretoria. São mais de 40 linhas de produtos, com soluções em cadeiras, mobiliário, estofados e divisórias piso-teto, além de acessórios. Entre os diferenciais e novidades, a marca está lançando cabines acústicas.
Nem mesmo o incêndio que destruiu a fábrica poucos anos após a sua fundação impediu essa trajetória de crescimento. Nos anos 90, iniciou de forma pioneira no Brasil a primeira rede de varejo especializada em móveis para escritório. Outro marco foi 2014, quando se associou à gestora de recursos NEO Investimentos, que auxiliou na profissionalização da gestão. Por vários anos consecutivos, esteve no pódio entre as melhores marcas para trabalhar no Brasil. No final de 2021 foi lançado o Marelli Partner Club, programa de relacionamento com arquitetos e engenheiros, que já conta com mais de 2 mil profissionais cadastrados em todo país.