A explosão da construção civil em Canela está intrinsecamente ligada aos altos investimentos em turismo. Mais uma novidade, nesse sentido, aporta na cidade das Hortênsias. Uma das mais prestigiadas marcas de gastronomia do Rio Grande do Sul, o 20BARRA9 fecha parceria para a instalação de um restaurante, batizado de 1835, ainda em outubro no Hotel Laje de Pedra, resultado de investimento de R$ 7 milhões.
A novidade vem após o anúncio, em agosto, da remodelação do tradicional Laje de Pedra, em Canela (leia AQUI), que passa a ser operado sob a bandeira da rede europeia de hotéis de luxo Kempinski Hotels. Dessa forma, a rede 20BARRA9 se uniu ao restaurante TORO Gramado e à LDP Canela S/A, proprietária do Laje de Pedra, para instalar o restaurante 1835 no Mirante Laje de Pedra, espaço projetado para ser ponto de encontro da gastronomia, arte e cultura.
O espaço contará com vitrine de carnes selecionadas, dois bares e deck com vista para o Vale do Quilombo. O 1835 irá ancorar as opções gastronômicas do Laje de Pedra Hotel & Residences, a ser operado, a partir de 2024, pela cadeia Kempinski Hotels. A escolha do nome do restaurante é mais uma alusão à Revolução Farroupilha - 20 de setembro de 1835 ficou marcado como o dia em que os gaúchos se rebelaram contra o Império. Trata-se do primeiro restaurante do 20BARRA9 fora de Porto Alegre.
O projeto tem o objetivo de valorizar o orgulho tanto pela carne quanto pelo encontro promovido em volta do fogo e do assado, expressa o sócio fundador do grupo 20BARRA9, Márcio Callage:
"Desde que foi descoberto, o fogo promove encontros ao seu redor e é isso que nos move e no que acreditamos. O fogo é a rede social mais antiga do mundo", brinca Callage.
Para garantir a construção de um projeto icônico no país, o 20BARRA9 fechou parceria com o TORO Gramado Bar e Restaurante. "O objetivo é construir um restaurante que seja referência no país e no mundo quando o assunto é carne e encontramos nos sócios Gustavo Wiesel, Felipe e Rafael Peccin os parceiros ideais para tornar o projeto um sucesso", explica Callage.
O primeiro restaurante do 20BARRA9 na Serra Gaúcha também representa uma guinada nos planos audaciosos de expansão do negócio. Com um dos restaurantes mais disputados no Cais Embarcadero, em Porto Alegre, a marca tem em banho maria planos para ampliar presença no RS com mais unidades.
José Paim, um dos diretores da LDP Canela S/A, proprietária do futuro Kempinski Laje de Pedra, salienta que Canela tem muitos bons restaurantes, mas a maioria são de comida típica italiana.
"Para honrar o movimento de renascimento do Laje de Pedra, que preza a cultura local, precisávamos trazer o que houvesse de melhor e mais significativo na culinária. E isso será o 1835, um expoente do que é o churrasco gaúcho no mundo", destaca o empresário.
No 1835, o cliente poderá escolher na vitrine das carnes o corte ou a peça que será preparada na sua mesa em volta de sua parrilla por ele próprio ou com a ajuda dos assadores do 1835.
Serão seis ambientes distintos com capacidade para receber mais de 230 pessoas em uma área de 1.623 m² totalmente dedicados à apreciação do bom churrasco gaúcho.
Quem conhece os restaurantes da marca 20BARRA9 vai encontrar o mesmo conceito de cozinha aberta no 1835. Além das mesas com vista para todas as preparações da parrilla, em áreas com churrasqueiras ao ar livre, os visitantes apaixonados também pela arte de preparar as carnes poderão fazer seu próprio assado.
Além disso, haverá dois bares e um espaço reservado para encontro com capacidade para até 20 pessoas. Um deck com espreguiçadeiras e vista para um dos cenários mais exuberantes da região - o Vale do Quilombo - convida os visitantes para um momento de descontração e contato com a natureza.
Após a inauguração do Kempinski Laje de Pedra, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024, o restaurante seguirá operando. Entre as atrações do hotel estarão, ainda, outros dois restaurantes e cinco bares internacionais com amplos terraços e vistas únicas, delicatessen, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos.