O Grupo L. Formolo, de Caxias do Sul, amplia seus serviços no Rio Grande do Sul com a entrega, na última segunda-feira (20/12), do Crematório Santa Rita à comunidade de Santa Maria. O empreendimento recebeu investimentos superiores a R$ 6 milhões, referentes a melhorias e infraestrutura. O projeto de mais 1.200m² de área construída abriga três salas para velórios e cerimoniais de despedida.
O espaço completo passa a ser denominado Parque da Memória, sendo o único crematório da região central do Estado, um projeto pensado para atender mais de 40 municípios.
Capelas permitem um espaço de acolhida para despedidas
“Os serviços oferecidos permitirão a dispensa da contratação de carros funerários para o cortejo, diminuindo a necessidade de realização de longos traslados para as famílias que optarem pela cremação de seus entes, bem como ainda propicia, no próprio local, cerimoniais dignos e de padrão superior”, complementa o diretor Comercial do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo.
A arquitetura contemporânea e atemporal delimita os espaços formados pela área administrativa, serviços de portaria e segurança 24 horas, estacionamento com 200 vagas, operacionalização do crematório e três salas velatórias.
Forno crematório veio dos EUA
Após cumprir todos os trâmites para autorização de funcionamento junto à FEPAM – instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Estado –, o forno crematório foi instalado em Santa Maria, em fevereiro deste ano. Produzido em Orlando (Estados Unidos), pelo fabricante Matthews, a um custo superior a US$ 100 mil, pesando 12 toneladas e com capacidade para realizar quatro cremações/dia, o equipamento chegou ao Brasil em setembro de 2020, quando foi construída uma estrutura específica para abrigá-lo.
“A partir da emissão do Decreto Executivo que tabelou os preços dos serviços, as cremações foram autorizadas, iniciando sua operação em 11 de outubro de 2021. Agora estamos efetivando a entrega das capelas que compõem o Crematório Santa Rita”, reforça Mateus Formolo.
Também está previsto o equivalente a 5% do número de cremações gratuitas, voltadas às pessoas em vulnerabilidade social, de acordo com os critérios estabelecidos em Lei.
O Grupo L. Formolo
Fundado em 1971, o Grupo L. Formolo possui seis unidades de atendimento funerário, o Crematório São José de Caxias do Sul, o Cemitério Parque Santa Rita, Cemitério São José e o Crematório Santa Rita, em Santa Maria; além de mais de 50 capelas velatórias instaladas nas suas cidades de atuação. O grupo totaliza 150 funcionários.