A cultura dos filós levada a espaços e instituições que atendem pessoas com deficiência intelectual e múltipla é um dos principais objetivos do projeto Filó Inclusivo, que começa na próxima quinta-feira (1º de dezembro) e segue até o dia 7, durante seis encontros, nas unidades da APAE - Associação de Pais e Amigos de Excepcionais do Bairro Cinquentenário e Bela Vista, na Escola Especial João Prataviera e no Centro Dia Caxias.
Esses espaços receberão a música e a animação do Grupo de Filó Felice Personne, de Forqueta. As apresentações pretendem colocar o público que frequenta esses locais em clima de festa em plena Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência.
Formado por pessoas da comunidade de Forqueta, o Felice Personne é um grupo que se dedica à cantoria de músicas da tradição da colonização italiana, destacando-se também por sua vivacidade e animação no contato com o público. A proposta será a tônica dos encontros com frequentadores, professores e funcionários dos espaços visitados durante o Filó Inclusivo, que se propõe a contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul.
Realizado pela Varsóvia Educação e Cultura, o Projeto Filó Inclusivo tem Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.
Programação
Dia 1º – Quinta-feira - 9h e 15h – Apae Cinquentenário
Dia 3 – Sábado - 9h – Escola Especial João Prataviera
Dia 6 – Terça-feira – 15h - CDC – Centro Dia Caxias
Dia 7 – Quarta-feira - 9h e 15h – Apae Bela Vista