O grupo Argenta, com sede em Flores da Cunha (RS), é uma família em franco crescimento, tal qual as de descendentes italianos em sua chegada ao Brasil. Tanto que a companhia anuncia a chegada da NEXTA, sua 11ª empresa. A nova integrante já nasce tendo sob sua gestão diferentes operações, entre elas a distribuição de combustíveis adquirida da empresa francesa TotalEnergies e já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - que agrega uma rede de cerca de 240 postos, filiais de TRR (Transportador – Revendedor – Retalhista) e bases de armazenamento.
Com esse movimento, a Argenta, através da NEXTA, prevê agregar a distribuição de 1 bilhão de litros de combustíveis ao ano, além atender a uma rede de mais de 400 postos em sua nova área de atuação ainda em 2025, ampliando sua presença territorial no mercado de distribuição de combustíveis para estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso, bem como intenfisicando sua presença em São Paulo.
A nova empresa tem seu escritório sediado no Vila Olimpia Corporate, em São Paulo (SP), espaço que abriga as áreas de marketing, comercial, finanças, planejamento, supply, logística e engenharia. A organização também possui operação em Araxá (MG). A abertura da NEXTA é a consolidação do sonho de expandir as fronteiras de atuação para além dos estados da região Sul, movimento que iniciou quando a SIM Distribuidora licenciou postos da marca PETRONAS e abriu lojas de conveniência Yes. A Argenta foi fundada em 1985, e conta com 11 organizações – oito delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes – e mais de 6 mil pessoas contratadas.