Após o sucesso do Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú (SC), o Grupo Oceanic percebeu em Gramado um terreno fértil para a construção de mais um projeto de aquário. O Gramado Aquarium terá investimento superior a R$ 80 milhões e a apresentação foi entregue em mãos ao Ministro do Turismo, Carlos Brito.
A ideia já vem sendo discutida com o prefeito Nestor Tissot e a obra começará assim que todas as licenças estiverem aprovadas. A expectativa é que seja concluída em até um ano e meio após o início. Boa parte da estrutura será de materiais metálicos, painéis térmicos e com uso de energias renováveis, em um terreno já adquirido com mais de 100 mil m², onde a maior parte da área será preservada.
Serão gerados cerca de 200 empregos diretos, com diversas oportunidades para profissionais da área, como veterinários, biólogos, oceanógrafos e zootecnistas. O Grupo Oceanic também está firmando convênios com universidades do Rio Grande do Sul para parceria em desenvolvimento de projetos, formação de mão de obra qualificada e pesquisa científica, incluindo a criopreservação genética de peixes.
200 espécies de animais
A mais nova atração turística da Região das Hortênsias contará com mais de 40 habitats e cerca de 200 espécies de animais de água doce e salgada. Durante o passeio, os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a biodiversidade existente nas águas quentes da floresta tropical, desvendar a beleza dos ambientes gelados e polares, e ainda mergulhar nos mistérios existentes nos oceanos.
O aquário de Gramado será pautado nas melhores práticas de bem estar animal, educação ambiental, promoção de ações e programas para conservação de espécies, no desenvolvimento de pesquisa científica e na (re) conexão das pessoas com a natureza. E focará em animais resgatados e nascidos sob cuidados humanos.