Os primeiros traços começaram a tomar a parede ainda na sexta-feira passada. Mas foi neste domingo, dia 4, que os quase 500 metros quadrados do mural de graffiti feito numa lateral da empresa GPaniz, na Rua da Felicidade, entrada do Bairro Canyon, em Caxias do Sul, ficaram mais explícitos.
Pixote Mushi preparando-se para transformar muro em arte
O trabalho liderado pelo grafiteiro paulista Pixote Mushi, que teve a participação de artistas de arte urbana caxienses, ainda deve ganhar os retoques finais nesta segunda-feira. Mas, no conjunto, já proporciona uma ideia da variedade de cores e formas do trabalho de arte urbana criado através do Projeto SAMbA Território Urbano – Residência Artística 2021, realizado em parceria com a Fluência Casa Hip Hop.
O domingo foi mais movimentado para os moradores do Canyon pois, além da criação do mural, também foram realizadas por ali oficinas de graffiti e breaking com crianças, adolescentes e até adultos que se dispuseram a dançar um pouco. Tinha até cadeira de praia, com gente “só assistindo”.
O breaking das crianças foi um show à parte
A ação de intervenção na paisagem da cidade com trabalhos que aproximam a arte urbana da cultura popular faz parte da trajetória do artista convidado e da proposta curatorial do SAMbA. Na obra do paulista Pixote Mushi, o spray é a ferramenta para criar traços que se aproximam da estética do Cordel e da Xilogravura em sintonia com a Cultura Urbana.
Além de Pixote, também participaram da criação do mural coletivo os grafiteiros Andrigo Martins, Arthur Saraiva, Augusto Bazzo, Emanoel Gonçalves, Felipe Borges, Guilherme Borges, Guilherme Cavion, Gustavo Gomes, Henrique Moschetta, Mairon Carvalho, Mariele dos Reis, Muriel Jaci da Silva, Rafael Ferreira, Sabrina de Souza, Talisson Dornelles, Vinícius Marcon e Fernanda Rieta.
Pixote Mushi segue na cidade até o próximo final de semana. Além de deixar seus traços no Canyon e outros locais de Caxias, ele vai participar de uma residência artística com a artista Mara De Carli e de uma roda de conversas dia 11, às 16h. No sábado, dia 10, o SAMbA Território Urbano segue na Fluência Casa Hip Hop com oficina de Popping com Fernando Bittencourt, das 10h às 11h, e oficina de Graffiti com Andrigo Martins, das 17h às 19h. O projeto é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio Cultural da Marcopolo, Fundação Marcopolo, Neobus e Empresas Randon. (Texto: Carlinhos Santos/Jornalismo Cultural)
Fotos de Leonardo de Brito