Em sua live diária pelo Facebook, nesta quinta-feira (16), o governador Eduardo Leite voltou atrás e retira os 14 municípios da Serra da prorrogação do decreto que mantinha as restrições ao comércio até 30 de abril como forma de enfrentamento do coronavírus.
O governador admitiu que, em conversa na manhã desta quinta-feira com os prefeitos Flávio Cassina (Caxias do Sul) e Guilherme Pasin (Bento Gonçalves) entendeu que, se todos os 14 municípios da Região Metropolitana da Serra dispensassem um tratamento equânime, o Estado estaria aberto a retirar a restrição, até porque há uma interrelação de mobilidade e dependência entre essas cidades.
É o que será feito, já que houve o aval por todos esses prefeitos. E mais:
- Há 60% de ocupação de leitos de UTI e número de casos proporcional à participação da Serra nesse contexto (7% de casos de Covid-19 para 7% da população) – explicou Leite.
Com isso, Eduardo Leite anunciou que editará ainda nesta quinta-feira o decreto com a portaria permitindo que os municípios da Serra estabeleçam regras de abertura do comércio, seguindo normas de higiene e saúde.
Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, as restrições permanecem.