Em transmissão ao vivo pela internet na tarde desta terça-feira (28), o governador Eduardo Leite anunciou que a retomada das aulas no Estado, prevista para a próxima segunda-feira (4 de maio), não se confirmará.
“Vamos definir ao longo de maio ou junho protocolos de atendimento para os alunos voltarem às aulas em segurança”, destacou.
O governador salientou que será necessário tempo para a compra de equipamentos e materiais para prevenção à rede pública de educação.
Também frisou que serão anunciadas ainda nesta semana estratégias para o que chamou de distanciamento controlado de atividades a partir de 1º de maio no Rio Grande do Sul, ressalvando medidas específicas conforme o nível de contágio de coronavírus e da estrutura hospitalar de cada cidade ou região. É possível inclusive, mas ainda está em estudo, que a rede de educação seja impactada por esse pacote de novas regras.
A saber: 20% da população gaúcha hoje frequenta escolas públicas municipais, estaduais, privadas e universidades, o que amplia a preocupação. A rede estadual paralisou as atividades em 19 de março, mantendo aulas programadas e online.