Ela não é apenas uma empresa com matriz em Caxias do Sul. É uma multinacional local com presença no mundo. A Frasle tem o idioma dos negócios na ponta da língua, e encerra 2023 com vitórias internacionais. Com o novo posicionamento Frasle Mobility, a companhia potencializa a atuação global, embasada na ampliação em mercados de autopeças na Europa, com o reforço na estratégia de vendas e a aquisição, neste ano, da AML Juratek, tradicional fornecedora do setor no Reino Unido, por 18,2 milhões de Libras (R$ 113,5 milhões, na época) - leia AQUI.
Presente há mais de duas décadas naquele continente, a empresa ganha expansão de mercado com a ampliação de portfólio que pode ser mensurado em números: a participação da Europa na receita líquida da Frasle Mobility saltou de 2,7% no acumulado dos nove primeiros meses do ano passado para 7,4% no mesmo período de 2023. Somando-se os mercados do Oriente Médio e África, a representatividade já se aproxima a 10%. A maior parte dos negócios da companhia nesses mercados está no segmento de reposição de autopeças.
"O crescimento expressivo é movido também, mais recentemente, pela retomada geral do mercado impulsionada pela queda gradativa da inflação. Cada vez mais vamos trabalhando para consolidar a participação no mercado independente de reposição de autopeças, avançando também em participação no mercado europeu de produtos originais", explica o diretor de Operações da Frasle Mobility para a Europa, Oriente Médio e África, André Incerti.
Sem freio no mundo
Há mais de 20 anos, a Frasle Mobility comercializa produtos de fricção para veículos comerciais na Europa, como pastilhas, lonas e discos de freio da marca homônima, e para linha leve, como discos e pastilhas da marca Fremax. Com a adição da Juratek e da subsidiária BettaParts aos negócios da companhia, foi ampliada a presença no mercado de produtos para sistemas de frenagem para linha leve.
A Frasle Mobility mantém operação técnica e comercial na Alemanha e quatro centros de distribuição localizados na Holanda e no Reino Unido. A partir dessas estruturas, a companhia atende os mercados da Europa, do Oriente Médio e do continente africano, além de dar suporte para a comercialização das operações localizadas em outras regiões, como a Ásia.