2021 foi um ano de interrogações. Várias. O ambiente econômico foi ameaçado pela crise na saúde, provocada pela Covid-19, deixando a instabilidade reger os negócios. Na contramão desse cenário adverso, a indústria de Caxias do Sul novamente mostrou sua força.
Uma delas, a Fras-le, integrante das Empresas Randon, anunciou crescimento de 54% no ano passado, com receita líquida de R$ 2,6 bilhões, confirmando 2021 como o ano histórico para a companhia.
O desempenho foi o melhor da trajetória de 68 anos da Fras-le, alavancado pela sinergia entre as unidades da empresa e investimento em inovação e pesquisa, posicionando-a em um novo estágio de competitividade no mercado.
Os dados foram divulgados à imprensa nesta quarta-feira, dia 23/02.
Fras-le Smart Composites possibilita uma alternativa mais leve em engenharia (foto: Alex Battistel)
Na dianteira da inovação
No movimento de inovação, destaques para a NIONE, empresa criada a partir da descoberta de um novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, e a Fras-le Smart Composites, linha de produtos que possibilita uma alternativa moderna, mais leve, resistente e flexível em design para fabricação de itens estruturais e com aplicação de engenharia avançada.
A companhia registrou EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 413,3 milhões em 2021, acelerada de 46% se comparado ao ano anterior.
A performance ganha ainda mais ênfase em razão do primeiro ano de resultados da empresa Nakata, maior aquisição da história da Fras-le, concluída em setembro de 2020.
"O ano de 2021 foi um marco dentro do longo processo de transformação pelo qual a companhia vem passando. O compromisso e a capacidade de reinvenção das nossas pessoas foram determinantes para o crescimento sólido da empresa e para elevar nosso patamar no mercado, nos posicionando como uma plataforma segura de reposição", reforça o presidente e CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho.
Sobre a Fras-le
A Fras-le é uma das maiores fabricantes mundiais de material de fricção, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação e também para as linhas ferroviária e industrial.
Com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, possui dez plantas industriais, seis centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 120 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças. Desde 1996, a Fras-le é controlada pelas Empresas Randon.
A empresa é líder no mercado de reposição e coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade da peça original, por meio das marcas Fras-le, Lonaflex, Fremax, Controil e Nakata. Com a recente aquisição da Nakata Automotiva, ampliou o portfólio de produtos com itens de suspensão, direção e powertrain (trem de força).