POR SILVANA TOAZZA
Caxias do Sul amanhece nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, com um gigante em seu solo. O primeiro Fort Atacadista da Serra Gaúcha (e o terceiro do RS) inaugura às 8h, prevendo longas filas por conta de suas tradicionais promoções de abertura, e com dados vitaminados: investimento de R$ 120 milhões no maior empreendimento do Grupo Pereira, gestor da marca, e a geração de 270 empregos diretos. As novidades foram antecipadas nesta terça-feira (30/01) à imprensa regional, com a presença de executivos do grupo.
"O investimento na loja de Caxias é o maior da história do Fort Atacadista", confirma o vice-presidente comercial e de marketing do Grupo Pereira, João Pereira, um dos sete filhos do casal de fundadores do conglomerado catarinense.
Ampla variedade de produtos e corredores largos chamam a atenção (foto: Marcelo Pertile dos Santos)
Um misto de supermercado com atacado, priorizando a dobradinha variedade de produtos com bons preços, o empreendimento na cidade era um sonho que vinha sendo acalentado há mais de cinco anos, e agora muda a face do bairro Exposição, com a megaestrutura de 24 mil metros quadrados em área, adquirida pelo conglomerado, que já foi da Robertshaw (na Rua Tronca, 1.370).
A ideia da empresa era estrear por aqui, mas, em função da complexidade da gigantesca obra, o início no Rio Grande do Sul se deu pelo atacarejo de Canoas (aberto em maio de 2023), seguido pelo de Viamão. Na loja de Caxias, com ampla área de vinhos, hortifrutigranjeiros, padaria e carnes, a intenção é receber 120 mil clientes ao mês. São 28 caixas.
"Vamos sentir o clima e não está descartado colocarmos outro atacarejo em Caxias, que, pelo seu porte, possui poucos empreendimentos nesse estilo", salienta João Pereira, destacando o empenho em atrair mão de obra qualificada, sendo 20% dos contratados com mais de 50 anos.
João Pereira agradeceu a acolhida do grupo em Caxias do Sul (foto: Silvana Toazza)
A intenção é expandir a presença da marca no Estado, com unidades previstas para Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Santa Maria e Porto Alegre. A unidade caxiense é a primeira (das 58 no país) construída em dois níveis, com estacionamento totalmente coberto. São 423 vagas, distribuídas em dois pisos. Outro diferencial é a área no térreo disponível para locação de dez espaços comerciais, incluindo restaurantes, o que deve tornar o Fort Atacadista também um local atrativo para outros serviços.
O Vuon Card, o cartão de crédito do Grupo Pereira, é um dos grandes atrativos, por oferecer preços diferenciados e vantagens competitivas. Os fornecedores prioritariamente são da Serra Gaúcha, incluindo da área de hortifrutigranjeiros e carnes.
Agência de turismo integrará complexo (foto: Valéria Silva)
Além disso, o Fort Atacadista Caxias do Sul será o primeiro da rede no Brasil a receber uma loja da Pera Turismo, a agência de turismo do grupo que está presente também em unidades do Supermercado Comper no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. No ano passado, a Pera Turismo emitiu mais de 5 mil passagens aéreas e comercializou 700 pacotes de viagens de lazer. Com um faturamento de R$ 1,7 milhão, em 2023, a expectativa é aumentar as vendas em 15% este ano, especialmente por conta das novas agências que serão inauguradas.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 117 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 58 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), três filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 19 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestle, mais de 20 farmácias, três agências de viagens e dois postos de combustível.
Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Curiosidade: o Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.