O Sálvia - Festival de Arte, Cultura e Gastronomia já integra o calendário de eventos anuais apetitosos de Caxias do Sul. A edição deste ano, a de número 4, que ocorreu no último final de semana, confirmou a força do evento. Nos dois dias, mais de 18 mil visitantes circularam pela Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino.
O Festival movimentou R$ 737 mil, entre operações gastronômicas, venda de bebidas, comercialização dos expositores e estrutura de montagem, apontam dados do Sebrae RS, entidade que assina a atração, em parceria com a Interface Comunicação e Eventos. O valor representa avanço de 47% na comparação com o ano passado, quando a movimentação alcançou R$ 500 mil.
Em média, R$ 10,8 mil por expositor
Neste ano, o faturamento médio por expositor ficou em R$ 10,8 mil. Somando os dois dias de evento (25 e 26 de novembro), foram vendidas mais de 6 mil refeições, superando os 3,8 mil pratos da edição passada. No setor de bebidas, destaque para a comercialização de 2.760 litros de cerveja artesanal (em 2022 foram 1.260 litros), além de 242 garrafas de vinhos e espumantes e 280 taças de drinks.
"Estamos percebendo uma adesão cada vez maior do público de Caxias. O Sálvia ganhou o coração e o gosto dos caxienses", comemora Gustavo Rech, gerente regional do Sebrae RS.
O público quase dobrou - até então, o recorde pertencia à edição 2021, quando 10 mil pessoas prestigiaram as atrações. Em 2023, o Sálvia reuniu 16 cozinhas e cinco estações de bebidas, além de quitanda com produtos locais, boutique de moda e shows de música ao vivo. A quinta edição do festival está prevista para o último final de semana de novembro de 2024.