Caxias do Sul 22/11/2024

Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos

Produtores interessados em concorrer têm entre 2 e 27 de maio para os encaminhamentos
Produzido por redação, 29/04/2022 às 08:41:11
Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para curtas e longas gaúchos
Kikitos estarão em disputa de 12 a 20 de agosto
Foto: DIVULGAÇÃO

A organização do 50º Festival de Cinema de Gramado (que ocorre de 12 a 20 de agosto de 2022) anuncia que as inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas e para a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos abrem na próxima segunda-feira, 2, e seguem até as 23h59 do dia 27 de maio.

O “Gauchão” consagra a parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que juntos promovem, pela 19ª vez, a mostra competitiva de curtas-metragens produzidos no Estado. Os participantes concorrem ao troféu em 13 categorias: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa.

Mantendo o compromisso com as produções locais, Gramado reforça a parceria estabelecida na edição passada com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Instituto Estadual de Cinema na entrega do Prêmio Sedac/Iecine de Longas-Metragens Gaúchos. Os filmes participantes concorrem ao Kikito em dez categorias técnicas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical.

As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.inscricoescinema.com.br. Todas as regras e critérios para participar da seleção constam nos regulamentos, que estarão disponíveis no site do Festival (www.festivaldegramado.net)

O 50º Festival de Cinema de Gramado já se consolida como uma edição histórica, superando índices de anos anteriores e projetando uma grande ode ao cinema brasileiro e latino. Em 2022, houve um aumento de 34% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Estrangeiros (LME) em comparação com a edição de número 49. Somam-se, também, os inscritos na mais nova mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais (LMD).

Ao total, são 881 filmes inscritos: 109 longas-metragens brasileiros, 116 longas-metragens documentais, 58 longas-metragens estrangeiros e 598 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas. Somam-se mais de 500 horas de conteúdo a ser avaliado pela curadoria e comissão de seleção.