Caxias do Sul 24/11/2024

Férias coletivas e falta de matéria-prima reduzem produção de ônibus da Marcopolo

Número de unidades fabricadas desacelerou 50,6% no terceiro trimestre do ano nas fábricas brasileiras
Produzido por Silvana Toazza, 04/11/2021 às 10:14:56
Férias coletivas e falta de matéria-prima reduzem produção de ônibus da Marcopolo
Foto: Marcopolo, divulgação

POR SILVANA TOAZZA

Se de um lado as operações internacionais da Marcopolo foram o destaque no terceiro trimestre deste ano, de outro, no Brasil, os resultados no período foram impactados pela concessão de férias coletivas, motivadas pela falta de componentes eletrônicos que afeta o setor automotivo.

Dessa forma, a produção consolidada da companhia foi de 2.210 unidades de julho a setembro, ante 3.064 unidades de julho a setembro de 2020. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (3/11) ao mercado. No Brasil, a Marcopolo fabricou 1.514 carrocerias, número 50,6% inferior ao do terceiro trimestre de 2020, enquanto no Exterior a produção alcançou 696 unidades, avanço de 94,4% no comparativo.

O impacto no mercado interno explica-se pela concessão de férias coletivas, com duração de 20 dias nas plantas de Caxias do Sul e de 30 dias em São Mateus (ES). Os volumes também foram afetados pela ausência de produção voltada ao programa federal Caminho da Escola. A Marcopolo manteve sua liderança na produção brasileira de carrocerias de ônibus, mesmo com a interrupção das atividades por conta das férias.

No período, a receita líquida da empresa somou R$ 757,6 milhões, desacelerada de 9,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2020. Já o lucro líquido foi de R$ 107,1 milhões, com margem de 14,1%. O lucro bruto consolidado atingiu R$ 72 milhões, com margem de 9,5%, contra R$ 136,7 milhões, com margem de 16,3%, em igual período do ano passado.

No terceiro trimestre de 2021, o aumento da receita nos mercados externos reflete diretamente a melhor performance das operações internacionais. Praticamente todas as operações apresentaram incremento no período, beneficiando-se da reabertura econômica e uma fraca base de comparação com 2020.

“A Marcopolo Argentina manteve produção acelerada de urbanos, entregando resultados consistentes, que devem aumentar no quarto trimestre. A Marcopolo África do Sul conseguiu atingir o ponto de equilíbrio a partir da reestruturação da operação, também com perspectivas positivas para os próximos trimestres. A Marcopolo China mostra retomada gradual de vendas, inclusive com a abertura de novos mercados”, ilustra José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

Último trimestre aquecido

No entanto, o resultado na Marcopolo deverá ser parcialmente compensado neste último trimestre, com aceleração da produção voltada a rodoviários e exportação, bem como pelo retorno dos volumes do programa Caminho da Escola

“Estamos habilitados a fornecer 3.900 unidades, ou seja, 2.500 micros e 1.400 Volares, de um total de 7.000 ônibus licitados pelo programa federal este ano. Já começamos a fabricar esses veículos e a expectativa é positiva para o quatro trimestre deste ano e para o primeiro semestre de 2022, considerando o alto volume de adesões por parte dos municípios”, relata Valiati.

Fundada há 72 anos em Caxias do Sul, a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 100 países.