A Nutrire, empresa serrana com 20 anos de experiência no mercado de alimentos para cães e gatos, estica suas pegadas no mercado internacional. A companhia, com duas unidades produtivas, uma em Garibaldi (RS) e a segunda em Poços de Caldas (MG), acaba de assinar contrato com a equatoriana Veterino, compradora dos produtos. A formalização dos documentos e registro das mercadorias ocorreu durante reunião naquele país.
Ficou estipulado que, para maio de 2022, a Nutrire já comece o envio dos seis contêineres com 168 toneladas de rações para pets da marca Monello. A parceria reforça o caminho promissor trilhado pela empresa no Exterior. Por meio das linhas Monello Select High Premium, Monello Premium Especial, Birbo Premium, Bandit, Bancat e Bolt de categoria Standard, a Nutrire já alimenta cães e gatos em 36 países, atendendo rigorosos padrões de qualidade para pets.
Não é só no Equador que se abrem oportunidades. Em processo de prospecção com Honduras e El Salvador desde 2019, apenas este mês a empresa engatou contrato com os dois países. A demora na negociação foi agravada pela pandemia, mas a estimativa é de que o início das exportações seja em fevereiro de 2022. A Nutrire estima vender um volume mínimo de 224 toneladas aos dois países no primeiro ano.
Única fornecedora de ração para a Arábia Saudita
A indústria é a única fornecedora brasileira de ração para a Arábia Saudita, outro diferencial que fortalece o plano de exportação. Atualmente, o volume enviado por mês ao país é de sete contêineres, o que equivale a um total de 2.352 toneladas de alimentos ao ano. O item mais procurado no país é da marca BIRBO e 70% das vendas são para gatos. A Arábia Saudita tem uma expressiva população de felinos.
Hoje, a Colômbia é o principal mercado de atuação internacional e o maior distribuidor da Nutrire no mundo. O início do contrato foi em 2012 e, desde então, a representatividade colombiana chega a 18% do volume total produzido pela empresa, com uma média mensal de 1.300 toneladas, equivalente a 47 contêineres.
A Colômbia ocupa o 4º lugar em consumo de produtos para pets na América Latina, atrás apenas do Brasil, México e Chile, com uma média anual de crescimento de 13%.