Nesta sexta-feira, dia 16, às 18h, será aberta a exposição “Quebrada Virou Postal”, no Ponto de Cultura NAV – Núcleo Audiovisual FSG, junto à sede da FSG (Rua Os Dezoito do Forte, 2366, Sala A124). A visitação é aberta à comunidade e gratuita.
Os trabalhos da fotógrafa Bruna Ferreira mostram o colorido dos graffitis mudando a paisagem do Bairro Aparecida, em Bento Gonçalves, durante uma grafitagem coletiva realizada pelo projeto que dá nome à exposição e que foi contemplado com o edital FAC Visual 2021. A curadoria é de William Balestrin.
Durante a abertura da exposição, será realizada uma Batalha de Rima em parceria com a Batalha da Estação e uma collab do encontro de grafiteiros Banca dos Escritores, ambos de Caxias do Sul. As atividades terão tradução em Libras.
A exposição “Quebrada Virou Postal” reúne o processo de criação de graffitis e a interação da comunidade do bairro Aparecida com os artistas. Assim, a fotógrafa captou imagens da comunidade recebendo e percebendo a mudança da paisagem do bairro. Dez dessas imagens foram reproduzidas em 10 telas de 0.8 X 1 metro. Além disso, as mesmas imagens foram transformadas em cartões postais que serão distribuídos em espaços culturais, bibliotecas, universidades e escolas do Rio Grande do Sul.
Além de fortalecer a cena artística de Bento Gonçalves, o projeto “Quebrada Virou Postal” promove a autoestima da comunidade do bairro Aparecida, contribuindo para mostrar a diversidade cultural do município. O projeto também registra outros ângulos de uma Bento Gonçalves contemporânea e que cada vez mais acolhe e vê crescer a cena da Cultura Hip Hop e da Cultura Urbana.