A rede de revendas de máquinas agrícolas Meta Comércio de Produtos Agrícolas SA, com matriz em Passo Fundo e que opera com a marca CASE IH, finalizou a venda de 100% de suas operações para o grupo JMalucelli Agro Máquinas, de Curitiba (PR).
A transação por parte dos vendedores foi assessorada por uma empresa com sede em Caxias do Sul: a Stonecapital, com atuação há mais de dez anos na área de fusões e aquisições. A negociação vinha sendo costurada desde o ano passado, e já conta com o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O valor do contrato não foi divulgado.
Essa é a primeira transação no agronegócio anunciada em 2021 no Rio Grande do Sul e simboliza um grande passo do grupo JMalucelli.
O ano passado foi desafiador para o mercado de máquinas agrícolas: as vendas foram puxadas pelo momento positivo das commodities, mas a produção caiu quase 20%, segundo a Anfavea, afetada pela pandemia.
Dessa forma, as revendas de máquinas de praticamente todas as marcas trabalharam em 2020 para desovar seus estoques e planejam avanço nas vendas para 2021, enquanto as fábricas estão correndo para retomar os níveis de estoque à normalidade.
A Meta alcançou mais de R$ 100 milhões de faturamento em 2019 e emprega 150 colaboradores. Hoje atende em torno de 60% da área plantada do Rio Grande do Sul e conta com dez unidades de negócios, sendo uma em Passo Fundo, onde localiza-se a matriz, além de Palmeira das Missões, Tupanciretã, Ijuí, Vacaria, Lagoa Vermelha, Espumoso, Cruz Alta, Carazinho e São Luiz Gonzaga.
Já o comprador faz parte do Grupo JMalucelli, fundado em Curitiba (PR), que conta com presença nacional atuando em áreas como infraestrutura, finanças, seguros, previdência, comércio e locação, comunicação, meio ambiente, hotelaria, entre outros negócios.