A exposição "Raízes" chega ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Avenida Júlio de Castilhos, 318 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes) para celebrar o Mês da Consciência Negra.
Inaugurada no dia 1º de novembro (nesta terça-feira) e estendendo-se até o dia 30, das 10h às 16h, a mostra reúne retratos de mulheres pretas e moradoras de Caxias do Sul, com idades entre 57 e 97 anos, que possuem grande representatividade no desenvolvimento da cultura afro-brasileira na cidade. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Originalmente criado em alusão à Semana da Consciência Negra em Caxias de 2021, o ensaio apresenta imagens com autoria da fotógrafa Tatieli Sperry e conta com as participações de Alexandro Pires na produção executiva, Paulinha Suzuki responsável pela arte gráfica e Sabrina Moreira como assistente de fotografia.
O trabalho, que ressalta a representatividade das mulheres negras nos traços de cada retrato, contou com as modelos Amália Regina da Silva Jardim, Benta Ferreira de Souza, Jane Denise Alves, Nilza Luz da Rosa, Onita Maria dos Santos, Onira Nunes da Silva e Terezinha da Silva. A marca NêgaNagô, responsável pela organização e figurino, é comandada pela caxiense Jaqueline Silva. A exposição integra a programação da Temporada da Cultura Negra.