A filial caxiense da Palfinger, multinacional referência em soluções de elevação de cargas e pessoas, subiu ao pódio no Desafio Global de Inovação da companhia. Quem trouxe a conquista à unidade da Serra Gaúcha foi o engenheiro Valcir Paulo Rossetto Júnior, com um projeto inovador, que desbancou os outros dois finalistas, da França e Áustria.
Cinco projetos já haviam sido selecionados no desafio, cuja última etapa foi realizada no final de novembro, na Palfinger Word Lengau, na Áustria, país-sede da multinacional. No total, participaram da seleção global 126 propostas, e 15 delas haviam sido selecionadas na fase inicial. Na grande final, as equipes precisaram demonstrar o valor e a qualidade de seus trabalhos. O projeto desenvolvido por Valcir consiste em um método utilizado para padronizar as informações de ocorrências dos equipamentos em campo, isto é, em uso em diferentes frentes:
“Com isso, poderemos quantificar a confiabilidade mais facilmente, aumentando a quantidade de informações disponíveis para desenvolver equipamentos ainda melhores”, afirmou o engenheiro, que viajou à Áustria.
Aplicação mundial
Para ele, como diferencial em relação aos demais, esse trabalho une ferramentas que a empresa já possui com outras em desenvolvimento, além da possibilidade de ser replicado em âmbito global. Na premiação, os jurados levaram em conta critérios como eficácia e efetividade, caráter preventivo do projeto, esforço de implementação, nível de inovação e motivação da equipe em relação à ideia. O engenheiro desenvolveu o projeto a partir de conhecimentos adquiridos no curso de pós-graduação, cursado com apoio da Palfinger por meio de programa de incentivo à educação.
Fundado em 1932, o grupo tem 34 unidades, no Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Áustria, Bulgária, Croácia, França, Romênia, Eslovênia e Vietnã. Na América Latina, comercializa e distribui a linha de produtos em 25 países. Conta com 12.728 funcionários e, em Caxias do Sul, com 460 colaboradores.