Nos dias 15, 16 e 17 de julho o Coro Juvenil do Moinho/UCS realiza o 2º Encontro de Coros do COjmo. As atividades reunirão o grupo caxiense e dois convidados: o Coro de Câmara e o Coro Juvenil Feevale, ambos pertencentes ao Movimento Coral Feevale.
O encontro será realizado no formato virtual, por meio do Google Meet, e terá uma apresentação online, além de ensaios em conjunto, produção e compartilhamento de experiências artísticas realizadas entre os cantores e regentes dos grupos.
Coro de Câmara Feevale entre os convidados (Foto: Ana Baumkratz)
A programação será desenvolvida em dois momentos: na abertura, quinta-feira, dia 15, às 19h, no canal do YouTube do Coro Juvenil do Moinho UCS (clique AQUI), o público poderá conferir uma apresentação de trabalhos gravados pelos grupos, no formato de um concerto online, com músicas gravadas durante a pandemia pelos grupos participantes.
O talento em vozes do Coro Juvenil Feevale (Foto: Ana Baumkratz)
Na sequência das atividades, dias 16 e 17 (sexta e sábado), os três grupos realizarão encontros virtuais de criação. Nesses dois dias, será produzida uma música inédita e exclusiva para o encontro, num arranjo feito em parceria entre os regentes Cristiane Ferronato e Federico Trindade, configurando uma homenagem ao músico e percussionista corporal Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, que faleceu em fevereiro deste ano. A música será ensaiada e gravada pelos grupos, com previsão de lançamento para o período entre agosto e setembro, nas redes sociais do Coro Juvenil do Moinho e também do Movimento Coral Feevale.
Realizado de forma virtual pelo Google Meet, o Encontro de Coros do COjmo dá sequência ao planejamento e readequação da realização das atividades do projeto Movimentos Cojmicos 2020, respeitando os protocolos atuais de combate à Covid-19 e mantendo a qualidade nas produções artísticas do Coro Juvenil do Moinho/UCS.
O Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente que investe numa prática coral multifacetada, oferecendo atividades gratuitas a jovens cantores que tenham entre 12 e 29 anos, com ou sem experiência vocal. O grupo realiza um trabalho contínuo desde 2013 e, assim, vai divulgando uma prática artística comprometida com a qualidade de suas produções, aliando seus jovens artistas com profissionais experientes da área cultural. Sediado em Caxias do Sul, tem como residência o Teatro Moinho da Estação, e recebe, desde 2015, o apoio institucional da Universidade de Caxias do Sul.
Desde o início da pandemia, em 2020, vem adaptando suas atividades ao formato virtual e se reinventando no mundo digital, trabalhando para desenvolver suas criações com o mesmo afeto e dedicação que se percebia nos encontros e espetáculos presenciais.
O projeto Movimentos Cojmicos 2020, do Coro Juvenil do Moinho/UCS, tem o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e o apoio cultural das Empresas Randon, Massa Prática Orquídea, Unimed Nordeste-RS e Racon Consórcios.