Quem foi que disse que todo o chopp precisa conter álcool? Pois o mercado se abre para novas variações de produtos, e a Factory Beer, de Sapucaia do Sul, anuncia o lançamento do primeiro chopp sem álcool em growler (garrafa pet) do Brasil. A expectativa é de que o novo produto espume em 50% o volume de vendas do estilo Pilsen e represente em torno de 20% do faturamento da fabricante de cerveja artesanal.
A novidade vem ao encontro da crescente busca do consumidor por um estilo de vida mais leve e equilibrado, ao lado das restrições da Lei Seca, em que álcool e direção não podem andar juntos. A inovação chega ao mercado gaúcho, inicialmente de forma mais massiva na Grande Porto Alegre, para em seguida ser pulverizada para todo o Estado, no estilo Pilsen versão pet de 1 litro. A empresa passou cerca de dois anos investindo em pesquisa e desenvolvimento para chegar ao produto não alcóolico.
O mercado das cervejas sem álcool saiu de um patamar de 140 milhões de litros vendidos em 2019 para 400 milhões de litros em 2022 no Brasil. Para 2023, o crescimento previsto nesse filão é de 30%.
A saber: a Factory Beer é uma das cervejarias artesanais pioneiras no Rio Grande do Sul e a segunda mais antiga do Estado, desde 1998 produzindo seguindo a lei da pureza alemã.
Maiquel Daitx é diretor comercial da Factory Beer (foto: Roberta Nardes)
Maiquel Daitx, diretor comercial da Factory Beer, explica que o lançamento em growler foi motivado pela popularização dessa embalagem durante a pandemia, quando as cervejarias tiveram de se reinventar e ofertar aos clientes o chopp fresco sem ser na torneira. O empresário acrescenta que a empresa fez uma pesquisa de mercado e encontrou vários públicos interessantes para o consumo de cerveja sem álcool, entre eles os idosos, as pessoas com restrições ao álcool por questões de saúde e recomendação médica, o motorista da rodada que vai dirigir e até mesmo atletas e esportistas.
“A cerveja sem álcool é rica em sais minerais e tem propriedades isotônicas”, destaca Daitx.
Investimento de R$ 2,8 milhões até o final de 2023
A empresa também irá investir R$ 2,8 milhões até o final deste ano em tecnologia e automação de processos para melhorar a produção e aumentar a capacidade instalada. Com isso, pretende tornar-se uma das cervejarias artesanais mais modernas da Região Sul do Brasil.
“Hoje, 98% dos processos das cervejarias artesanais são ainda muito manuais e nós estamos caminhando para ter esse diferencial tecnológico e competitivo”, comemora o empresário.
A previsão é de que os novos equipamentos sejam instalados entre os meses de outubro e novembro. Os investimentos irão praticamente dobrar a capacidade instalada da cervejaria. A equipe de profissionais receberá treinamento e capacitação para uso das novas tecnologias e processos, e as áreas comercial e logística deverão ser reforçadas em 25% a 30% com novas contratações para atender o aumento de vendas.
Recentemente, a Factory Beer investiu em um laboratório próprio para ampliar seus controles de qualidade, com análises microbiológicas e físico-químicas de todos os lotes produzidos, além de uma usina de energia solar.