POR SILVANA TOAZZA
O Mercado Livre de Energia Elétrica, no qual o empresário tem liberdade de escolha do fornecedor desse insumo vital, com contratos mais acessíveis e previsíveis, vem crescendo a passos largos no Brasil. Mas também exige qualificação extrema das consultorias que atuam no setor. Nesse sentido, dispor de profissionais capacitados para fazer frente a um tema tão complexo quanto importante é uma busca incessante da atividade.
Para reconhecer as companhias que possuem pelo menos um profissional com a concorrida Certificação de Operadores de Mercado em seus quadros, a partir de dezembro de 2023 a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) passa a emitir um selo anual – conferido sempre no final do ano. O aval atesta a existência de pelo menos um profissional certificado na empresa com amplo conhecimento envolvendo a complexidade e as características específicas do Ambiente de Livre Contratação.
Em Caxias do Sul, a Perfil Energia, consultoria estratégica de energia elétrica com atuação nacional, orgulha-se em estar no elenco das companhias certificadas no país, um diferencial competitivo no mercado. O reconhecimento garante o selo da CCEE e demonstra aos clientes toda a preocupação da empresa com a excelência na prestação de serviços.
Prova exigiu amplo conhecimento sobre o mercado de energia elétrica, incluindo a geração eólica, pela força dos ventos
Conquista festejada
No final de 2022, após anos de preparação, Carolina Maciel, 35 anos, gerente de operações de Mercado Livre da Perfil Energia, foi a única profissional de Caxias do Sul a conquistar a Certificação de Operadores do Mercado. O concorrido título é aplicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em parceria com o Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV). Até então, nenhuma empresa da cidade possuía, em seus quadros, algum funcionário com esse reconhecimento.
Foi a credencial para que a empresa que Carolina representa conquistasse, no final deste ano, o selo da CCEE, que reconhece companhias que investem na qualificação de seus colaboradores, oferecendo um diferencial competitivo ao mercado. Com isso, a Perfil Energia foi precursora desse filão de mercado na Serra Gaúcha, há 21 anos, e agora também se coloca na dianteira da certificação de qualidade.
Chegar a esse reconhecimento exigiu um percurso de estudos e resiliência para o entendimento de todas as áreas do mercado de energia elétrica (clientes do ambiente regulado, o ambiente livre, distribuidoras, riscos e formação de preços). No ano passado, apenas 53% dos 151 candidatos do país foram aprovados na prova online de que Carolina participou. Foram seis horas de testes, com alguns intervalos, que demandaram muito raciocínio lógico, com questões dissertativas e objetivas, envolvendo cálculos. A tela do computador era compartilhada com câmera e microfone ligados. Os cálculos só podiam ser executados dentro da própria plataforma, para inibir a “cola”.
Formada em Administração de Empresas e com MBA em negócios do setor elétrico pela Fundação Getulio Vargas, Carolina é a funcionária com mais tempo de casa da Perfil Energia.
Carolina Maciel conquista certificado inédito (foto: Foto: Emanuele Freitas)
“Ter sido aprovada é muito gratificante”
A seguir, confira a entrevista concedida por Carolina Maciel, em que festeja a sua conquista no ano passado, que culminou com o recém recebido selo pela Perfil Energia:
Há outros profissionais da Perfil Energia sendo preparados para as provas da certificação?
Carolina Maciel: Como é necessário ensino superior completo e uma dedicação intensa de estudos relacionados ao setor, estamos vendo possíveis "candidatos" para esse desafio.
Pela complexidade das provas, é difícil?
Carolina Maciel: É uma prova desafiadora, pois engloba aspectos das operações de praticamente toda a cadeia do setor elétrico. É necessário conhecer detalhes sobre processos, regras e contratos de geração, distribuição, comercialização e gestão de energia. Nem todas essas áreas estão presentes no dia a dia de quem faz a prova, pois geralmente a pessoa se especializa mais em um dos segmentos, o que torna o aprendizado complexo. Portanto, ter sido aprovada é muito gratificante.
Você precisa passar por recertificação?
Carolina Maciel: Sim. Como as regras e procedimentos do setor mudam muito rapidamente, é exigida uma recertificação após o período de quatro anos.
Empresas com Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica conquistam credibilidade junto ao mercado. Como enxerga esse aval junto ao público?
Carolina Maciel: Com certeza, é um diferencial competitivo. Como o setor elétrico é repleto de complexidades, o mercado valoriza cada vez mais essa certificação. Para a empresa, possuir em seu quadro de funcionários profissionais certificados é uma forma de atestar aos clientes a capacidade técnica de sua equipe. Há anos vinha estudando e me preparando. Estava pronta e foi uma emoção muito grande trazer essa conquista para a Perfil Energia.
Instalações de ponta permitem atendimento de excelência ao consumidor (foto: Guilherme Jordani)
PERFIL ENERGIA
Rua Alfredo Chaves, 1208 - 1506 - bairro Exposição
Telefone: (54) 3025-1080
Leia também:
Consultoria caxiense comemora 21 anos com avanço de 76% no número de clientes