A Luxion Iluminação, de Caxias do Sul, sabe do seu papel social neste momento de combate à pandemia e desenvolve tecnologias que utilizam a luz ultravioleta (UVC) para desinfecção de produtos e ambientes, inibindo a contaminação pela Covid-19. No radar dos novos equipamentos estão a esterilização de sacolas de mercado, calçados e pisos.
Com a expertise de quem já desenvolveu sistemas inovadores para provadores de lojas como a Calvin Klein Flagship e assinou a iluminação da Ala de Hemodiálise do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, a empresa caxiense corre contra o tempo para levar ao mercado mais inovações para frear o avanço da pandemia.
Ainda em fase final de produção, após protótipo e testagem, a Luxion desenvolveu um box de desinfecção prestes a desembarcar no mercado de todo o país. O equipamento será destinado a condomínios, casas, empresas, entre outros, para desinfecção de sacolas de mercado, bolsas, sapatos, entre outros itens.
Celso Tissot, diretor da Luxion, afirma que pesquisas recentes apontam a desativação do coronavírus em 25 segundos, com 99,99% de eficácia a partir do uso correto da luz UVC. A empresa local não poupou esforços em testagem com vistas a medir a energia liberada pela luz a fim de definir o tempo necessário para desativar vírus e matar bactérias.
Mais novidades a caminho
A Luxion vai além e também criou um rodo para desinfecção de pisos utilizando a tecnologia da luz ultravioleta para eliminar micro-organismos e bactérias. O equipamento já está em testes no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.
“A luz representa mais do que iluminar ambientes. Ela é fundamental para o bem estar e a saúde dos usuários”, destaca Celso Tissot, empresário que está sempre envolvido em testes para aplicações diferentes da iluminação.