O Hospital Espírita de Porto Alegre (Hepa), nascido em 1926, investiu na instalação de painéis fotovoltaicos para conversão da radiação solar em eletricidade, o que se traduz em sustentabilidade ambiental e financeira. Além dos benefícios ao meio ambiente, a energia gerada pelos módulos proporciona economia a ser direcionada à modernização do hospital e em benefícios aos pacientes.
O projeto, tão desafiador quanto complexo, foi executado por uma empresa referencial na instalação de usinas de energia solar: a Magnani Luz e Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Torres.
“Para nossa equipe técnica especializada de engenheiros e profissionais da área elétrica, estrutural e de segurança, é um marco, pelo prédio antigo e a complexidade da obra, que exigiu a utilização de alpinistas e a construção de um telhado extra para suportar os painéis. Mas foi muito recompensador pela capacidade de redução de custos que permitirá que o hospital reinvista os recursos antes gastos na conta de energia elétrica em outras áreas importantes”, orgulha-se Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da Magnani.
Projeto de cunho social
Focado em saúde mental, o Hospital Espírita de Porto Alegre tem quase 280 pacientes internados não só da Capital, mas também de outros municípios do RS, sendo que 65% são assistidos via convênio com o Sistema Único de Saúde – apenas 35% dos atendimentos são particulares e demais convênios.
Pelo cunho social de sua atuação, a chegada do projeto de energia solar significa um grande passo no sentido de melhorar as finanças da instituição, que já passou por sérias dificuldades no passado e hoje conseguiu se reestruturar graças às estratégias adotadas por uma diretoria voluntária e gestores profissionais.
“Gastávamos R$ 35 mil por mês em energia elétrica. Pagaremos R$ 12 mil por mês de financiamento da usina solar, as taxas e ainda nos sobrará em caixa mais da metade dos recursos que gastávamos para reinvestimento no hospital. Ou seja, transferimos o custo de luz para o empréstimo e ainda ficamos com superávit”, salienta Gilberto da Silva, presidente do Hepa, voluntário há 21 anos.
Além da energia solar, a Magnani também ajudou a desenvolver um projeto de eficiência energética para o Hepa, com vistas a eliminar o uso de caldeiras a gás (o que também gera custos altíssimos), transformando-as em tanques de aquecimento por energia solar.
“É um grande negócio. Estamos em sintonia com a modernidade”, expressa Gilberto.
Magnani Luz e Energia
Caxias do Sul: Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, Perimetral Norte, bairro Santa Catarina
Torres: Avenida Barão do Rio Branco, 876, Centro
Acesse www.magnani.com.br
Telefone: (54) 4009-5255