Se antes pensar em estratégias para reduzir o custo de energia elétrica nas empresas era uma prática inteligente, agora ela tornou-se vital. A gestão do custo altíssimo desse insumo pode ser a chave para a viabilidade (ou não) de um negócio.
Atenta a isso, a Mercatto Energia leva toda a sua expertise no assunto a um palco nobre: a Mercopar 2024, de 15 a 18 de outubro (terça a sexta-feira), no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Estar próxima aos gestores e executivos garante à consultoria e comercializadora serrana a possibilidade de clarear as especificidades do Mercado Livre de Energia Elétrica para companhias ainda refratárias ao tema.
“Nosso pilar fundamental é a qualidade, a proximidade e a transparência”, destaca Mateus Giovani Ansolin, gerente comercial da Mercatto Energia, com sede em Farroupilha e escritório em São Paulo.
Não por menos, em sua segunda participação no evento, a Mercatto já triplica seu estande nesta 33ª edição da Mercopar, agora em área de 36 metros quadrados. Levará à maior feira de inovação industrial da América Latina seu time de especialistas, além da expertise conquistada ao longo de 13 anos de mercado, que a fez duplicar a carteira de clientes nacionais em 2024.
Um tema urgente ao empresariado
A legislação brasileira, que permitiu o ingresso de empresas de menor porte (enquadradas no Grupo A, de média e alta tensão) no Mercado Livre de Energia, desde janeiro de 2024, e o preço alto da energia elétrica, por conta da escassez hídrica nos reservatórios do Sudeste, movimentarão ainda mais esse mercado. As organizações que já investem no Ambiente de Contratação Livre/ACL (conhecido também como Mercado Livre) têm como vantagem o preço fixo da energia elétrica, num patamar de até 40% de diferença em relação ao setor tradicional (vinculado à concessionária local de energia elétrica).
“O consumidor corporativo precisa entender qual é o melhor momento de contratação da energia elétrica e olhar para o contexto econômico, climático e o futuro do seu negócio. Sem essa leitura de cenário, pode colocar a empresa em risco, pois a energia elétrica é essencial à produção”, explica Carmo André Meinertz, coordenador comercial da Mercatto Energia.
Bandeira vermelha patamar 2
Energia elétrica torna-se um diferencial competitivo ainda maior desde o início de outubro, quando o Brasil voltou a adotar a bandeira tarifária vermelha patamar 2, denotando a dependência maior das termelétricas. O Mercado Livre garante economia nos custos da empresa, além de atributos como a sustentabilidade, uma vez que a energia elétrica, nesse caso, advém de fontes incentivadas, como a eólica (força dos ventos), a solar, de biomassa (como queima da casca do arroz) e das pequenas centrais hidrelétricas. Ou seja, as vantagens são múltiplas, com previsibilidade orçamentária e planejamento a longo prazo.
Com previsões de baixa de 40% nos reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, a bandeira tarifária vermelha patamar 2 retornou à agenda após três anos em desuso. O risco climático de manter o contexto de dificuldades até dezembro, ao lado de temperaturas elevadas e alto consumo, é bastante elevado. Já quem tem contratos firmados no Mercado Livre fica incólume a essa oscilação, com preço congelado e estabilidade na planilha de custos.
Mercatto participa pela 2ª vez da Mercopar
Palco estratégico para negócios
A Mercopar movimenta toda a economia do turismo de negócios da Serra Gaúcha, com expositores e visitantes do país e do mundo. Promovida pelo Sebrae RS, em parceria com a Fiergs, em 2023, recebeu um público de 39,5 mil pessoas, durante os quatro dias de programação, lotando a rede hoteleira.
A feira atraiu, no ano passado, 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico e de conhecimento, foram 285 horas de atividades. As expectativas são otimistas para 2024, em razão da retomada econômica do RS, após o baque das enchentes.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Mercatto Energia
A Mercatto Energia é uma empresa gaúcha referência no Mercado Livre de Energia Elétrica, comercializando energia, prestando consultoria e representando os clientes junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é o órgão regulador do mercado.
Matriz em Farroupilha - RS
Localizada em: Centro Comercial Dona Ruth
Endereço: Rua Ângelo Antonelo, nº 93 - 10º andar – Centro
Telefone: (54) 3412-1120
Escritório de SP
Endereço: Avenida Santo Amaro, 1.047, Sala 1905 (Ed. The Villa Nova Conceição) - Vila Nova Conceição
E-mail: comercial@mercattoenergia.com.br
Site: www.mercattoenergia.com.br
Leia também:
“Qual o maior risco do Mercado Livre? Ser mal assessorado”
‘Temos contratos de compra e venda de energia elétrica até 2030’
Parceria garante redução anual de 510 toneladas de gases de efeito estufa