Caxias do Sul 18/10/2024

Empresa da Serra desenvolve clone de maçã com cor intensa e mais resistente a doença

Produto já foi patenteado e representa ampliação da produtividade da fruta
Produzido por Silvana Toazza, 24/07/2024 às 02:47:26
Empresa da Serra desenvolve clone de maçã com cor intensa e mais resistente a doença
Inovação chega aos pomares de Vacaria
Foto: RAR, divulgação

O mercado do agronegócio tem uma inovação chegando aos pomares. A RASIP, marca pertencente à RAR - empresa idealizada pelo grande empreendedor Raul Anselmo Randon (in memoriam) -, anunciou o lançamento da BELGALA, um novo clone de maçã Gala, já protegido e registrado junto ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A variedade se destaca pela coloração totalmente preenchida por um vermelho intenso, além de resistência contra uma das doenças que mais assolam a fruticultura, a Glomerella.

Entre os diferenciais da fruta está o incremento da produtividade. Em seu primeiro lote, foram vendidas aproximadamente 55 toneladas da novidade, com foco principal em apresentar a nova variedade ao mercado. A expectativa da empresa é que, nos próximos quatro anos, o volume de produção seja aumentado a partir dos 70 hectares de novos pomares deste clone plantados em 2024.

“Referente à BELGALA, plantaremos apenas o clone com resistência à Glomerella, que reduz a necessidade de tratamentos de 20% a 30% para essa doença, que causou de 10% a 15% de perdas de produção na última safra brasileira. Esse novo desenvolvimento irá impulsionar ainda mais o mercado nacional e futuramente parte será destinada para exportação", explicou o presidente executivo da RAR, Sergio Martins Barbosa.

No último ano, a RASIP iniciou a expansão de mais 200 hectares, que serão utilizados para o cultivo de maçãs BELGALA, uma combinaçãp perfeita para quem valoriza sabor, textura e estética. A empresa foi uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país - os primeiros pomares foram plantados na década de 1970.