Quem circular pela Glass Home, que ocorre em Novo Hamburgo, até o dia 18 de dezembro, se surpreenderá com uma das atrações da mostra de arquitetura e decoração. Uma inovadora casa de vidro foi idealizada em um projeto assinado pela arquiteta Daniela Engel, da Pluria Multi Design. O ambiente, concebido para ser um loft, conta com 81 m² que contemplam um dormitório, um banheiro e uma área social.
A Modelo Vidros, de Garibaldi, é a empresa fornecedora do material que é um dos protagonistas do espaço. Ao todo, 130 m² de vidro foram utilizados no ambiente que leva o nome de Casa de Vidro - Glass House. O produto usado no espaço é o Vidro Laminado Habitat Refletivo Champanhe.
"Devido ao seu aspecto espelhado, os vidros refletivos impedem a visão do lado de fora durante o dia. E isso sem prejudicar a visibilidade de quem está do lado de dentro do ambiente", explica Leonir Nicaretta, diretor da empresa.
O Vidro Laminado Habitat Refletivo Champanhe diminui a entrada de raios UV em até 99% - o que protege móveis, cortinas e tapetes do desbotamento precoce.
"Essa linha reduz ainda em até 70% a entrada de calor no ambiente e proporciona economia de iluminação artificial e do ar-condicionado em até 30%", complementa Nicaretta.
A Casa de Vidro é um projeto que explora o visual externo, trazendo a natureza para fazer parte da casa. A banheira está sob um céu de estrelas. Há ainda um mirante de vidro para contemplar o lago existente:
"Para receber os vidros, criamos uma estrutura metálica aparente. Antes de tudo, foi feita uma base de concreto, em que trouxemos uma inovação tecnológica no segmento da construção civil, que é a substituição do aço na laje por barras poliméricas de fibra de vidro", detalha Daniela, a arquiteta responsável.