Caxias do Sul 23/11/2024

Empresa caxiense tem projeto de inovação aprovado por edital gaúcho

Com demanda inicial para o mercado florestal canadense, repasse é de R$ 600 mil
Produzido por Silvana Toazza, 29/08/2022 às 09:55:49
Empresa caxiense tem projeto de inovação aprovado por edital gaúcho
Maior segurança no transporte de madeira é objetivo de projeto da Unylaser
Foto: Aurélio Ames

A Unylaser, empresa especializada em componentes metálicos pertencente ao Grupo PCP Steel, de Caxias do Sul, comemora a aprovação de seu projeto no segundo ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria. Inscrita na linha de Logística, a iniciativa selecionada busca maior segurança no transporte de madeira, com sistema automático de amarração e de controle da carga.

O projeto será encabeçado pela RAPTOR, marca líder de vendas na América do Sul criada dentro da Unylaser que incorpora, há mais de 10 anos, toda a linha de acessórios para a área de transporte florestal. O carro-chefe são os fueiros (estacas dispostas ao redor dos veículos de carga), vendidos para toda a América do Sul, América do Norte e Europa. Além desses, são disponibilizados chassis, fueiros off road e módulos de baldeio de carga.

Desenvolvido em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), o projeto tem duração de 15 meses, com fomento de R$ 600 mil advindo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria. Já há demanda inicial para o mercado canadense, onde custos com afastamento de motoristas por conta de lesões na operação com os produtos atuais são muito altos. A ideia é que, a médio prazo, este produto seja incorporado nas operações brasileiras.

Parceria de fôlego

A RAPTOR entrará com o conhecimento de mercado e na manufatura de fueiros leves, no uso de aços de alta resistência mecânica e processos de conformação, enquanto o Senai-RS participa com toda a estrutura física de laboratórios e profissionais com experiência nas áreas mais desafiadoras, como projeto eletrônico, sistema hidráulico e programação.

"Trata-se de um produto praticamente automatizado, em que o motorista do veículo florestal poderá executar toda a operação de carregamento e travamento da carga por meio de um controle remoto. Assim, evita os riscos de rodagem com carga mal assentada, não sendo necessário que o cintamento seja feito de forma manual e impedindo lesões por esforço repetitivo, além de outros riscos de acidente", explica Aurélio Francisco Ames, gerente geral da Unylaser.