Estratégias assertivas de mercado pressupõem a análise do contexto econômico. É isso o que pensa a caxiense Vidroforte. Não só pensa como age. Com a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, a empresa percebeu que seus produtos (leia-se vidros para ônibus, veículos agrícolas, vans e linha náutica) tornaram-se altamente competitivos no Exterior. Dessa forma, mira os mercados europeu (mais especificamente, Espanha e Portugal) e asiático (China).
A capacidade de produção, com mais de um milhão de metros quadrados de vidros por ano, com tecnologia e automação, também inspira confiança além fronteiras, expressa o diretor-geral José Mauricio Toledo.
Dessa forma, a Vidroforte já vem desenvolvendo produtos que devem ser lançados nos mercados estrangeiros entre 2025 e 2026. A estratégia é acoplar acessórios (como o pega-mão) e suportes (como a borracha) ao vidro a fim de entregar o produto completo. Um laboratório interno garante as certificações nacionais e internacionais, e busca aumentar a resistência do vidro por meio de tecnologias de controle solar, melhora de peso e design.
Modernização das linhas fabris
Para levar à frente as metas, a empresa investe na linha de produção com a compra de equipamentos e máquinas automatizadas para atender à “velocidade de resposta” em relação às necessidades das encarroçadoras.
No dia 11 de outubro (sexta-feira), uma comitiva da Vidroforte viaja à China e à Alemanha para conhecer as tecnologias de processamento utilizadas para a produção do vidro e demais componentes agregados, além de participar de uma das maiores feiras de vidro do mundo, que ocorre na cidade alemã de Düsseldorf. Na China, o objetivo é conhecer as fábricas de vidro, aprendendo sobre o maquinário utilizado e conhecendo seus fabricantes ou fornecedores.
Fundada em 1989, a companhia possui uma equipe de 250 profissionais e unidade produtiva de 17 mil metros quadrados. Além da sede industrial em Caxias do Sul, possui centros de distribuição em Goiás e Minas Gerais. Para completar, através de parceiros, fortalece sua presença internacional em mais de 12 países na América do Sul e Central, Oriente Médio e Europa.