Com a certeza de que investir em energia solar é um excelente negócio e com a perspectiva de crescimento de 40% neste nicho em 2023, a Magnani participa nesta semana do 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
A empresa aproveita a vitrine estratégica para apresentar ao mercado a MAGNANI SOLAR, nova grife de negócios do grupo, que amplia sua atuação, passando a ser o braço de assistência técnica junto ao cliente integrador fotovoltaico, aliando a parte estrutural das obras com as novas tecnologias. Dessa forma, além de oferecer assistência técnica completa ao integrador, a empresa faz a ponte com a indústria (WEG), com maior poder de negociação, logística e estoque. Integrador é o profissional responsável por fazer a ligação entre a distribuidora (neste caso, a Magnani) e o cliente.
“Não há concorrência, pois atendemos grandes clientes finais e estamos preparados com logística, equipe técnica e soluções engenheiradas para atender o pequeno fornecedor de placas fotovoltaicas, agilizando seu tempo e trabalho, com garantia nacional de substituição imediata dos módulos em caso de problemas”, explica Paulo Magnani, CEO (diretor geral) da Magnani Luz e Energia.
No Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, nesta terça e quarta-feira (4 e 5 de abril), a Magnani Solar será uma das protagonistas, como expositora especial Esmeralda, exibindo suas soluções completas em usinas fotovoltaicas, desde a instalação até o monitoramento de seu funcionamento em tempo real, além do cubículo de média tensão voltado à construção civil, carregadores veiculares, entre outras novidades em inovação.
O evento contará com mais de 20 palestras, além da participação do navegador e escritor brasileiro Amyr Klink (veja programação ao final da reportagem). A segunda edição do Fórum, realizado em 2022, foi em Nova Petrópolis, quando a Magnani também participou e mostrou sua força no mercado (no ano passado, viu seu filão solar expandir 80% no mercado gaúcho e de outros Estados, por conta da corrida para antecipação das aquisições antes da nova legislação).
Magnani Solar apresenta novidades como expositora (foto: Mauro Martins)
Um mercado que passa por atualização
O setor de Energia Solar e Eficiência Energética tem gerado, além de energia elétrica limpa e renovável, empregos, economia para famílias e empresas e diversas oportunidades. Entretanto, é um mercado de intensa competição e está passando por uma mudança de legislação e entrada de novas tecnologias que precisam ser aprofundadas pelo setor.
O 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética fomentará o diálogo sobre o avanço da energia solar no Rio Grande do Sul e no Brasil, com propostas que apontam para questões sobre qualificação do setor, atualizações sobre a regulamentação da Lei 14.300, tendências para novos negócios e inovações de startups para o mercado solar.
Conforme o coordenador do 3º Fórum, Professor Tiago Cassol Severo, a programação do evento tem como foco promover conhecimento, gerar novos negócios com segurança, além de preparar a sociedade para compreender os benefícios e as particularidades da energia solar e eficiência energética.
"O evento tem se protagonizado em trazer profissionais de todo o Brasil e de diversas entidades com foco na capacitação do setor solar do nosso Estado. Nesta terceira edição não será diferente e acreditamos que Caxias do Sul poderá confirmar o título de capital gaúcha da energia solar", destaca Severo.
Segurança jurídica e regras claras
Jonathan de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Magnani, explica que, se por um lado o Marco Legal (que entrou em vigor em janeiro de 2023) determina tarifa escalonada de uso do sistema de distribuição, por outro, ele traz segurança jurídica e regras claras ao setor. O momento, segundo ele, exige ainda mais informação, pois os casos precisam ser estudados de forma estratégica e minuciosa por empresas capacitadas da área.
“Não é nada a diferença de payback (retorno sobre o investimento feito), que pode levar seis meses a mais em alguns casos e em outros até diminuir, quando comparada ao benefício, já que uma usina se financia de três a cinco anos e sua vida útil é superior a 25 anos (pesquisas apontam performance das placas ainda acima de 80% de potência após esse período)”, detalha Jonathan, acrescentando que, nos primórdios do setor no Brasil, o payback chegava a 10 anos e, ainda assim, compensava instalar placas fotovoltaicas no telhado e em solo.
Precursora do setor no RS, há mais de 10 anos, a Magnani orgulha-se de já ter instalado cerca de 3 mil usinas de energia solar na Região Sul e em São Paulo, tendo como clientes marcas renomadas como rede SIM, Marcopolo, Empresas Randon, Sicredi, Ambev, CDL Caxias e Carhouse Toyota. Foi responsável pelo primeiro projeto instalado e conectado à rede na região de concessão da RGE, em 2013.
Na agenda
Nos dois dias do Fórum, o visitante poderá participar de palestras, apresentações de cases de sucesso, além de espaço para networking com estandes de patrocinadores.
O evento é uma realização do SEBRAE, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA).
Público deve repetir o interesse da edição do ano passado (foto: Mauro Stoffel)
Confira a programação:
3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética
Dia 4 de abril – terça-feira
10h30 - "PANORAMA GERAL DO MERCADO BRASILEIRO: A VISÃO DO PLANEJAMENTO", com Renata de Azevedo, da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
11h - "O STATUS DA ENERGIA SOLAR NO RIO GRANDE DO SUL", com Tiago Cassol Severo, professor da UCS e coordenador do 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética.
11h40 - "O DESAFIO DE FAZER MAIS E MELHOR O QUE JÁ FAZEMOS TÃO BEM!", com Anni Breitenbach, mestre em psicologia e especialista em análise do comportamento.
14h05 - "OPORTUNIDADES E VANTAGENS DO HIDROGÊNIO VERDE NO BRASIL", com Tiago Fraga, diretor de relacionamento com o integrador da ABGD.
14h35 - "INOVAÇÕES DE STARTUPS PARA O MERCADO SOLAR", com Alcir Cardoso, Head de Startups e CVC do Sebrae/RS.
15h05 - "ESG E SUSTENTABILIDADE: OPORTUNIDADES PARA O SETOR DE ENERGIA", com Neide Pessin, Pró-Reitora de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, professora e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento.
15h35 - "ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, ARMAZENAMENTO DE ENERGIA E MOBILIDADE ELÉTRICA: DE ONDE VIEMOS, ONDE ESTAMOS PARA ONDE VAMOS", com Ricardo Ruther, Diretor Técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina - IDEAL e Vice-Presidente da International Solar Energy Society (ISES).
16h45 - "TENDÊNCIAS 2023 PARA O MERCADO SOLAR - NOVAS REGRAS, ATRATIVIDADE E NÉGOCIOS", com Frederico Boschin, advogado especialista no setor.
17h15 - "OS DESAFIOS DA GD NO CENÁRIO ATUAL", com Hugo Albuquerque, Criador do Projeto Semear, que engloba Energia Social, Meio ambiente e Governança.
17h45 - "NOVAS PERSPECTIVAS PARA A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM AS MUDANÇAS NA REGULAMENTAÇÃO", com Guilherme Susteras, sócio-diretor da Sun Mobi e Conselheiro da ABSOLAR.
18h30 - "FUTURO: QUANDO NOVAS TECNOLOGIAS ENCONTRAM NOVOS HUMANOS", com Ligia Zottini, mestre em Global Talent Management pela PUC/SP, Pesquisadora de Futuros e Fundadora do Voicers.
Dia 05 de abril – quarta-feira
9h45 - "ARMAZENAMENTO DE ENERGIA COM FOCO NA LEI 14.300", com Zilda Costa, Diretora de Comercial da UNICOBA e Membro do Conselho da ABGD.
10h15 - "ESTRUTURAS DE FINANCIAMENTO PARA PROJETOS DE ENERGIA RENOVÁVEL", com Juliano Pereira, Sócio Co-fundador da Trust&Co Investimentos.
10h45 - "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E COMPORTAMENTO DE INVERSORES EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO", com Lucas Vizzotto Bellinaso, professor na Universidade Federal de Santa Maria, atuando na coordenação do curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFSM.
11h20 - "NEGÓCIOS CONSCIENTES, UM NOVO JEITO DE FAZER NEGÓCIOS", com Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira RS.
14h05 - "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS INDÚSTRIAS: APLICAÇÕES E BOAS PRÁTICAS", com Douglas Rischter, mestre em engenharia mecânica e analista de serviços técnicos e tecnológicos no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica de Caxias do Sul.
14h35 - "VIABILIDADE DO DIAGNÓSTICO ENERGÉTICO", com Aline Cristiane Pan, Co-fundadora e Coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede MESol).
15h05 - "A TÉCNICA COMO DIFERENCIAL PARA O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA SOLAR", com Tiago Cassol Severo, professor da UCS e coordenador do 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética.
15h35 - "INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA PARA O MERCADO SOLAR", com Rogério Gava, gerente de novos negócios na Transportes Rasador e consultor do SEBRAE.
16h55 - "MARKETING DIGITAL SOLAR", com Fábio Guerra, Sócio da F12 Consultoria e consultor Sebrae RS e SC.
17h25 - "VENDAS PARA O SETOR SOLAR", com Sandro Schuh, CEO e Co-founder da empresa Fenicio.
17h45 - "GESTÃO DE CUSTOS E PRECIFICAÇÃO PARA PROJETOS SOLARES", com Fabio Nepomoceno, contador e consultor credenciado no Sebrae RS e SC.
18h30 - "PLANEJAMENTO COMO BASE PARA O SUCESSO", com Amyr Klink, navegador, explorador e escritor.
Inscrições
Os ingressos são limitados e estão à venda, com valor inicial de R$ 250, exclusivamente pelo site: www.forumdeenergiasolar.com.br/inscricao. Empresas de micro e pequeno porte garantem desconto especial de 50% no valor.
INFORMAÇÕES
www.forumdeenergiasolar.com.br
Magnani
Caxias do Sul
Endereços: Av. Rubem Bento Alves, 4.549 - Santa Catarina - Telefone: (54) 4009-5255
Torres
Av. Barão do Rio Branco, 876
Telefone: (51) 3626.2988
Site: www.magnani.com.br
LEIA TAMBÉM